Bósnia e Herzegovina #3 - Mostar

/

Como já comentei nos outros posts, Mostar foi o principal motivo pelo qual fomos até a Bósnia e ficamos muito, mas muito surpresos com essa cidade. É que eu achava que era só ir ver a icônica ponte e voltar pra casa, não tinha muitas expectativas e pra ser sincera... nem sabia muito o que esperar além disso não.

E a verdade é que ficamos surpresos com a influência árabe e muçulmana na região - não só pela presença de mesquitas, mas também por ouvir aquele típico chamado para orações (que ouvi pela primeira vez em Istambul, na Turquia), ver tantas moças com véus e lenços na cabeça, entre outras coisas. Pelo menos não é o que você espera ver no interior de um país nos Balcãs, não é mesmo?

Com uma população de pouco mais de 100 mil pessoas, Mostar fica situada no rio Neretva e é a quinta maior cidade do país. A origem do nome da cidade vem dos guardadores da ponte, que se chamavam mostari, e nos tempos medievais protegiam a mesma (Stari Most). A tal ponte foi construída pelos otomanos no século 16 e atrai muitos turistas pra lá ano após ano.

Mostar bosnia


Mostar bosnia


Mostar bosnia


Essa ponte ficou em pé por 427 anos, até que no fim de 1993, foi destruída por forças croatas durante a guerra entre a Croácia e a Bósnia. O local foi reconstruído e reaberto somente em 2004, mais de 10 anos depois.

Pode parecer uma bobagem - você só quis ir pra esse lugar por causa dessa bendita ponte? Sim. Ela é realmente linda, romântica, fotogênica, tudo que eu imaginava. Agora, o que nos surpreendeu foi poder atravessá-la, já que ela é tão curvada que existem pequenos degraus pra que ninguém escorregue no seu chão meio de mármore.

Mostar bosnia

Mostar bosnia

Mostar bosnia

Mostar bosnia


Além disso, a cidade tava bombando, bombando! Tinha muita gente não só atravessando a ponte, mas dos dois lados da cidade comprando souvenirs, comendo nos restaurantes, tirando fotos. O R., que não tinha lido nada sobre o lugar antes de irmos, ficou absolutamente impressionado com o número de turistas e o agito todo da cidade.

E não fizemos muito mais do que tirar umas fotos, olhar as lojas e comer, assim como todos os outros turistas. Paramos num botecozinho simples, comemos uma comidinha simples, tomamos nossos sorvetinhos e tive a experiência de usar um daqueles banheiros buraco-no-chão, igual eu já havia usado em Istambul. Não foi fácil, mas deu tudo certo, hahahaha!

Mostar bosnia

Mostar bosnia

Mostar bosnia

Mostar bosnia

Mostar bosnia

Mostar bosnia

Mostar bosnia


Mostar fez a nossa visita à Bósnia valer muito a pena e nos deixou com gostinho de quero mais - quem sabe um dia voltamos pra conhecer Sarajevo?
Web Analytics
Back to Top