[6 on 6] Signs

/

Sim, você não leu errado: agora somos 6 on 6!

E o que é o 6 on 6? 6 blogueiras de 6 lugares diferentes no mundo postam 6 fotos de um determinado tema todo dia 6.

Nós eramos 7, mas duas pessoas não puderam continuar e convidamos a Ray pra integrar o tema com lindas fotos da Suécia!

O tema do mês de abril era PLACAS.

Particularmente foi fácil pra mim porque placa tem em todo lugar, todo canto, né? Eu gostaria de ter tirado fotos no centro mas no dia em que estava no centro esqueci de levar a câmera e por isso acabei escolhendo lugares próximos de casa mesmo.

[1] Placas turísticas

Cada país adota um padrão de placa pra indicar lugares turísticos e importantes - no Brasil é marrom (e por aqui, nas estradas, também), mas em Dublin ela é azul. É muito comum ver essas placas espalhadas pelo centro e com elas, um mapa da região. Acho bem útil pra turistas e ajuda mesmo!


[2] Placas de estrada

Essas placas servem pra indicar os tipos de estrada próximas de onde você está. No caso, J é para junction (cruzamento), que aqui são numerados. O N é para National Road - elas foram a malha de principais estradas do país e são numeradas de 1 à 50 (já as estradas numeradas de 51 à 99 são secundárias, ligam cidades que não são servidas das estradas principais). O símbolo azul de M50 é para a Motorway 50, estrada em formato de C que engloba toda a cidade de Dublin. Já o R839 é pra Regional Road e o nome em baixo, Inchicore, o nome da região à esquerda.


placas em dublin, placas na Irlanda


[3] Placas de ruas

As placas de ruas em Dublin são assim: azuis, com o nome da rua/avenida/praça/viela/etc em irlandês em cima e em inglês em baixo - o número do lado é o código postal da área (aqui o CEP não tem vários números como no Brasil, mas sim de 1 - centro - até 24 - sul de Dublin). Em geral os nomes das ruas aqui seguem padrões britânicos e homenageiam reis, rainhas, lordes, etc. A partir do começo do século XIX alguns nomes foram trocados pra homenagear líderes irlandeses, como a O'Connell Street, por exemplo. Uma coisa curiosa é que aqui não há somente ruas, avenidas, praças e vielas como mencionei ali no começo do parágrafo. São diversos tipos de ruas que mudam de nome de acordo com seu tipo e tamanho - não sei a tradução pra todas elas em português, portanto copio da Wikipédia: "Generally, larger thoroughfare names include avenue, parade, road, and street. Smaller street names include alley, close, court, lane, mews, place, row, and terrace. Special locations or layouts include cottages, gardens, grove, hill, market, park, quay, square, villas, and yard."

Ou seja, é muito comum ver um mesmo nome com combinações diferentes: Shelbourne Street, Shelbourne Alley, Shelbourne Court e por aí vai...



[4] Placas de estacionamento

Aqui o estacionamento é pay & display: o motorista paga o valor de quantas horas pretende ficar numa máquina que fica na rua e coloca o ticket à mostra no carro - dá pra fazer um esquema de pagar através de mensagem de texto também, mas tem que se registrar no site antes. Bom, a placa, assim como as placas de endereço, tem informações em inglês e irlandês e indicam os dias e horários em que é permitido estacionar. A cor da faixa embaixo se refere à faixa de preço pra estacionar naquela rua - vai de verde até o vermelho, sendo verde o mais barato.



[5] Placa de bicicletas


Não há muito o que dizer dessa placa - indica que há uma ciclovia ali. Não vejo tantas placas de ciclovia por aí, apesar das ciclovias estarem lá.

[6] Placas de ônibus



Esses pontos de ônibus ficam em frente à Kilmainham Gaol e não são bem para ônibus comuns, e sim de ônibus de turismo - o verdinho é um tal de Coastal alguma-coisa e o vermelho aquele famoso hop-on-hop-off que existe em várias cidades da Europa. Esses pontos estão mais concentrados no centro mas também chegam um pouco mais longe, onde há outros pontos turísticos.

-------------------------------------------------------------------------

Pra conferir os outros lugares participantes do projeto:

Holanda - Carol / Brasil - Bia / Alemanha - Ana / Uruguai - Jamile / Suécia - Ray

ps.: Acho que deu pra perceber que mudei todo o layout do blog, né? Estava planejando essa mudança há meses e finalmente ela saiu! Os links do menu ainda não estão todos funcionando (tô de férias no Brasil, né, não deu ainda pra arrumar), mas logo logo estará tudo nos trinques! Gostaram?
Web Analytics
Back to Top