Preparação para o CPE - parte II

/

Depois de uma semana trabalhando full-time e ficando maluca com aqueles dois figurinhas me chamando pra lá e pra cá, voltei a trabalhar part-time; com isso, tenho mais tempo e disposição pra estudar, já que pelas manhãs, quando estou na aula de General English na MEC, fico estudando pro CPE e à noite quando chego do trabalho não estou tão cansada que não consiga estudar.

Agora falta um pouco menos de um mês pro exame e apesar de me sentir um pouco mais preparada, ainda fico confusa com os resultados dos meus simulados. Se no início eu estava acertando 70, 80%, agora meu rendimento caiu pra 60% e em um dos simulados acertei menos que isso, já que minha nota foi arrastada pelo desempenho ruim na parte de Reading.

São 3 exercícios de reading (tudo no paper 1 - falei nesse post aqui) e pra mim, eles são os mais chatos e difíceis da prova toda. Se eu dou a sorte do assunto dos textos ser um pouco mais agradável, consigo fazer a prova melhor do que quando o texto é sobre um assunto uó. É complicado manter a concentração e foco enquanto estou fazendo essa parte da prova, por isso tenho feito exercícios extra e mais simulados dessa parte pra treinar mais.

Recentemente o professor deu um foco maior pra parte de Listening da prova. Eu sempre tive o listening como uma habilidade muito forte - quando estudava inglês na adolescência tinha ótimas notas na parte de listening da prova e sempre tive facilidade em entender músicas, filmes, pessoas, etc. Só que a prova de listening não é somente entender o que estão falando. Se fosse algo do tipo "ouça e faça a transcrição do que você está ouvindo" eu tenho certeza que passaria com notas excelentes. A questão é que, nos exames de Cambridge, não basta entender o que estão falando, são muitas outras habilidades em jogo. Retirei algumas dicas do livro "New Proficiency Testbuilder" da Macmillan (thanks, Rê!):




No novo exame são 4 exercícios com 30 questões no total.


O primeiro é um múltipla-escolha com três alternativas pra cada pergunta. De todos exercícios da prova, este é o mais fácil e direto.


A segunda parte é um texto com vários espaços pra serem completados com uma ou mais palavras. O problema desse exercício é que as palavras da frase na prova não são ditas na mesma ordem pelo falante do áudio - o texto é falado na sequência, mas como há inversão na ordem das palavras tem que ficar muito atento pra não perder nada. Se o tema for familiar pra você, acaba sendo mais fácil completar. Não tenho ido muito bem nesse.


No terceiro exercício são alguns falantes discutindo algum assunto e você tem que escolher a alternativa correta dentre 4 opções. Muitas vezes duas alternativas tem coisas mencionadas pelos falantes mas somente uma responde com precisão a questão. É sutil, mas não acho tããão difícil.


Pra mim, o último é o mais complicado da parte de Listening. São pessoas falando de um assunto só mas você tem que responder duas questões pra cada falante ao mesmo tempo - associar duas coisas a cada speaker, sabe? São 10 questões e logicamente, sempre tem uns distractors no caminho e eu acabo caindo em vários, principalmente porque depois de ouvir a resposta, eu desligo pro resto e paro de prestar atenção, o que não devo fazer, já que geralmente a primeira "resposta certa" não é a resposta certa, e sim algo parecido pra te desviar da resposta realmente certa.

No primeiro simulado acertei 20 de 30; no segundo 17 e no último, que fiz em casa, 22. Ainda tenho alguns materiais pra fazer mais simulados e a ideia é fazer pelo menos uns dois por semana pra estar mais preparada no dia 4 de dezembro! Coragem!
Web Analytics
Back to Top