Uns meses atrás eu tava dando uma aula pra uns adolescentes sobre filmes irlandeses - eu não havia preparado nada daquela aula eu mesma, só estava seguindo o programa sugerido pela escola. No entanto, não resisti em adicionar uns toques diferentes e abri uma lista do IMDB com os alunos em sala com os filmes irlandeses mais bem cotados e... o mais bem cotado da lista era um tal de "The Young Offenders". Achei estranho, nunca tinha ouvido falar desse filme e esperava algo como "Michael Collins" ou algo histórico/sobre a guerra entre Irlanda e Irlanda do Norte.
Uns dias depois, estou com o R. na temida netflix hour, quando tentávamos decidir que filme assistir no sábado à noite. Apareceu a sugestão de "The Young Offenders" e na hora o R. disse que precisávamos ver, que ele tinha ouvido dizer que era bem engraçado, autêntico e tal. E lá fomos nós.
The Young Offenders é um filme de 2016 dirigido por Peter Foott, mais conhecido por essas bandas por ser o diretor que mais dirigiu o programa da RTE chamado Republic of Telly (não acho o primor da comédia, mas tem excelentes momentos!). Aliás, ele gaanhou até prêmio por "Melhor momento na TV" por ter produzido e dirigido o clipe "Horse Outside", um negócio super bizarro e engraçado, no melhor estilo irlandês!
Fonte |
A história se baseia um pouco num evento ocorrido aqui em 2008, quando a polícia capturou a maior quantidade de cocaína do país na costa do condado de Cork. Basicamente, essa cocaína tava vindo num barco prestes a virar no mar por suas péssimas condições. A polícia já tava de olho e capturou o tal barco, mas muito da cocaína caiu no mar e foi parar na praia.
A premissa é que esses dois adolescentes em Cork ficam sabendo do evento e vão até lá em busca de algum pacote de cocaína que esteja pela praia, para que pudessem vendê-la e obter muito dinheiro. Só que eles fazem isso através de um roubo de bicicletas e vão pedalando de Cork city até a costa, uma viagem super longa - e eles não vão sozinhos, já que há um policial na região que está atrás desses ladrões de bicicleta há tempos e consegue rastreá-los até lá.
Então é uma mistura de road movie com comédia, mas também com vários toques dramáticos, um pouco pesados até. Mas os diálogos, personagens e cenários são tão genuinamente irlandeses que sério, não tem nem como descrever. Os meninos no filme são os típicos skangers, que é como são chamadas as pessoas de uma classe social mais baixa, menos privilegiada, que tem fama de vestirem roupas esportivas o tempo todo e fazer bagunça por onde passam. Suas famílias refletem muito do cenário familiar desses grupos e as conversas são tão reais... eu já vi irlandeses trocando frases como as utilizadas no filme, várias vezes!
Fonte |
Então dá pra saber um pouco sobre núcleos familiares mais problemáticos na Irlanda, mas também muito do humor e sarcasmo irlandês. O filme é super divertido e absurdo, mas se você não tá acostumado ao sotaque de Cork, talvez precise de legendas - mesmo. Fiquei até orgulhosa pois não precisei das mesmas - tendo um corkman em casa, ainda que ele não tenha um sotaque corkonian, ajuda muito, né? hahaha.
Recomendo demais esse filme pelas paisagens, pelos diálogos, pelo humor - e é tão curtinho que você nem vai ver passar!