Como organizamos nossa viagem pro sudeste asiático

/

Quando decidimos fazer essa grande viagem pela Ásia, sabíamos que precisaríamos de muito tempo pra planejar tudo com muita calma e cuidado. Apesar de termos tido a ideia de passar 6 semanas inteiras perambulando pelo continente, tínhamos plena consciência de tentar aproveitar tudo o máximo possível, já que não saberíamos (e nem sabemos!) a próxima vez que vamos pra lá.

Então tudo exigiu muito preparo, pesquisa, leitura de guias e blogs, mais pesquisa e claro, juntar dinheiro! Pelas nossas pesquisas iniciais, vimos que teríamos um gasto de mais ou menos 50 dólares pros dois por dia - nos países mais baratos, claro. Esse valor incluiria acomodação simples, então por cima, 6 semanas de viagem, que daria no total 42 dias, custaria em torno de 2 mil euros pros dois. Aí colocando as passagens e vôos internos, arrendondamos isso pra uns 4 mil - 2 mil euros pra cada.

Pode parecer uma puta grana, mas 2 mil euros pra uma viagem de 42 dias passando por 8 países pra mim é um preço muito, muito bom. Então o negócio foi começar a juntar dinheiro com esse fim em mente e ajustei minha contribuição pra minha poupança e comecei a juntar uns 200 euros por mês só pensando nessa viagem.



Fonte


Mas não era só juntar dinheiro, tinha também que ver a questão dos vistos, dos passeios, o que precisaríamos reservar com antecedência... fora que queríamos uma mescla de acomodações mais simples com uns hoteis mais bacanudos e até uns resorts por uns dias, então tempo era fundamental!

Março/Abril de 2017


Primeiros roteiros foram sendo criados. Íamos anotando tudo digitalmente mas também fizemos uma lista num caderno com as possíveis datas, trajetos, etc. Anotamos os preços de passagens pra ter uma ideia e também de trechos internos - ônibus, trem, etc. Tudo isso encontramos facilmente na internet, mas também comprei o guia da Lonely Planet pra termos uma ideia bem ampla de como seria viajar pra esse monte de países. Nem eu nem o R. havíamos feito uma viagem tão grande e longa na vida antes, então planejamento foi nosso sobrenome.

Maio/Junho de 2017


Foram nesses meses que batemos o martelo no roteiro. Passamos alguns fins de semana brincando com as possibilidades, lendo alguns blogs, trocando algumas cidades por outras da nossa lista... e pesquisando vôos, claro. Eles continuavam na mesma faixa de preço de uns meses antes, então ficamos mais tranquilos. Também confirmamos no trabalho sobre tirar tanto tempo de férias e com tudo aprovado, pudemos pensar na viagem mais concretamente.

Julho/Agosto/Setembro de 2017


Foi nessa época que compramos todas as passagens - tanto a passagem principal, que saía e voltava de Dublin, como também os trechos internos. Como sempre, utilizamos o Skyscanner pra fazer as pesquisas. O voo de ida ficou Dublin - Kuala Lumpur com escala em Istambul (viajamos pela Turkish Airlines!) e a volta, Hong Kong - Dublin com outra escala em Istambul. Levamos em consideração não somente o preço, mas também tempo de conexão. Se não me engano, tinha um outro voo um pouquinho mais barato por outra companhia, mas o tempo de conexão era ridiculamente longo, então ficou assim. As passagens custaram 564 euros ida e volta cada um.

Já os trechos internos também foram pesquisados pelo Skyscanner, mas entrávamos no site de cada companhia pra comprar os voos. A maioria ficou sendo pela AirAsia mesmo, mas também voaremos de Scoot (antiga Tiger Airways), Hong Kong Express, Vietnam Airlines e Lao Airlines. Tivemos que levar em conta a questão das malas, porque quase todas essas cias só permitem uma mala de cabine de até 7 kilos e sinto muito, não consigo viajar por mais de 40 dias com 7 quilos apenas. Então resolvemos que entre nós despacharíamos uma mala de 20 kilos, então em quase todos os voos tivemos que pagar a mais pra despachar essa mala, mas não ficou caro não: na maioria das vezes dava uma diferença de 10 ou 12 euros. Na Lao Airlines e Vietnam Airlines não precisamos pagar a mais porque uma mala despachada já esta inclusa.

Dentre os voos internos, o mais barato foi o trecho Kuala Lumpur pra Singapura - 52 euros pros dois includindo a mala despachada (entao uns 25 cada) e o mais caro o trecho entre Hanoi e Ho Chi Min, 218 euros pros dois (pois é, isso que esse é um voo doméstico!). Na verdade, o mais caro meeeesmo foi Phuket (Tailândia) pra Mandalay (Myanmar), mas como esse voo não é direto - há uma escala em Bangcoc, são praticamente dois voos separados, então ok. Pagamos 255 euros pros dois.

No entanto, assim que tivermos voltado de viagem, quero fazer um post sobre os gastos totais da viagem.

Outubro/Novembro/Dezembro de 2017

Durante esse tempo aproveitamos pra ir atrás das vacinas necessárias pra viajar pelo sudeste asiático, o que no caso se resume à febre amarela. Como eu já tinha tomado a vacina em 2015 quando estive no Brasil, só precisei mandar a cópia escaneada da carteira de vacinação pra embaixada brasileira e realizar um cadastro no site da Anvisa. Em menos de uma semana depois recebi email da embaixada dizendo que eu já poderia ir lá buscar a minha certidão internacional que comprova que tirei a vacina da febre amarela!

Já o R. foi ao médico aqui em Dublin e tomou as vacinas que ele ainda não havia tomado.

Janeiro/Fevereiro de 2018

Esses foram os últimos meses antes da viagem, quando tivemos que organizar tudo que ainda não havíamos organizado! Primeiramente fomos atrás dos vistos, mas foi bem fácil, vou fazer um post falando sobre eles depois.

Também fizemos uma lista de remédios que a maioria dos turistas acaba precisando quando está naquela parte do mundo - dor de cabeça, diarreia, repelente e também remédio pra malária, mas também quero fazer um post específico para os remédios.

Terminamos de listar as atrações que gostaríamos de visitar em cada cidade/país, mas tudo bem relaxado. Basicamente fizemos uma lista com as atrações e seu respectivo valor e/ou algum outro detalhe importante, tipo "só abre após horário X" ou "é de graça no dia Y". Não tínhamos um cronograma certinho de fazer coisa A no dia B, era mais uma lista com ideias...

Fizemos também uma lista com todas as coisas que gostaríamos de levar pra ter certeza de não esquecer nada... quanta coisa!



Web Analytics
Back to Top