Filmes irlandeses #2: Man about dog

/

"Man about dog" é um filme de comédia de 2004 dirigido por Paddy Breathnach. A trama gira em torno de três amigos de Belfast interessados em corridas de cachorros que acabam se envolvendo em muitos problemas e situações engraçadas por conta disso. Eles são viciados em apostas e depois de perder uma delas, acabam fugindo pra não ter que pagar o cara que venceu.



Quando comecei a namorar com o R., ele fez uma lista de filmes irlandeses para eu ver. Essa lista incluía alguns clássicos e outros mais alternativos e ao longo do tempo fomos conferindo todos. Confesso que nem todos os títulos me atraem de primeira, mas ele insistiu muito para que víssemos "Man about dog" e resolvi encarar, muito tempo depois.


Não vou revelar muito da trama porque senão perde a graça, mas vale ressaltar que eu acho corrida de cachorros uma coisa meio horrorosa, apesar de ser totalmente legal na Irlanda. Aliás, o povo aqui ama uma corrida (cavalos principalmente)! A verdade é que, deixando isso de lado, o filme tem muitas cenas engraçadas (algumas meio Sessão da Tarde, outras mais sofisticadas) e diálogos bem divertidos. Quer dizer, isso se você conseguir entender o sotaque dos caras - West Belfast não é moleza não!

Essa coisa de corrida de cachorro até me lembrou "Amores Perros", primeiro filme do Iñarritú, mas as similaridades param mesmo por aí. "Man about dog" é sarcástico, rápido e irreverente, como o humor irlandês.

No filme eles viajam de Belfast para a República da Irlanda, então dá pra ver bastante das estradas do interior, mas não espere aqueles takes de tirar o fôlego que vemos em filmes mais Hollywoodianos, como "PS I love you". O negócio é mais cru mesmo, às vezes até meio amador.



O ator principal, Allen Leech, já apareceu em alguns seriados como "Rome" e "The Tudors", além de filmes como "In Fear" e "The Imitation Game". Em "Man about dog" ele interpreta Mo Cara, irlandês para "meu amigo".

O filme é bem curtinho (coisa de 1 hora e 20) e tem inteiro no youtube!
Web Analytics
Back to Top