O que eu menos gosto na Irlanda

/

Recentemente eu fiz um post sobre as coisas que mais gostava na Irlanda e claro que não podia deixar de falar do outro lado da moeda. Todo mundo que lê meu blog sabe do quanto eu gosto da Irlanda, mas também sabe que eu não fico enfeitando e se tem coisas ruins que acontecem, eu falo sobre elas do mesmo jeito!

--- Leia: o que eu mais gosto da Irlanda


Vamos à lista? Foi fácil fácil pensar em 5 coisas pra fazer esse top 5!

1 - Imprevisibilidade do tempo


Não tinha como, né? E veja que eu não tô falando de frio, nem chuva, nem vento. Eu já sabia que ia ter chuva e vento e frio (frio mais ou menos, né? frio mesmo só no Canadá e nos países nórdicos, gente!). O problema é que muitas vezes o clima pode parecer ameno da janela e ameno na temperatura mostrada pelo aplicativo de celular... aí você sai e 10 minutos depois muda tudo: de quente pode ficar frio, de seco pode virar extremamente chuvoso, de chuva intensa pode virar um puta sol de verão. Tudo muita muito o tempo todo. Na manhã em que escrevo esse post, por exemplo, já fez um sol maravilhoso e agora tá nublado com cara de chuva. Pode ser que chova, pode ser que não. Ninguém nunca sabe.



2 - Knackers


Como descrever essas pessoas? Qualquer intercambista que tenha vindo pra cá com certeza já leu a respeito dessas criaturas tão amigáveis e gentis, né? A verdade é que esse papo de que não tem muitas diferenças sociais aqui na Irlanda é mentira. Existe sim. E os knackers fazem parte das camadas sociais mais baixas e marginalizadas. Eles não trabalham (recebem benefício do governo), só fazem bagunça, mexem com as pessoas na rua e parece que usam um uniforme: roupas e tênis da Nike. Um ou outro moleque já mexeu comigo na rua (não no sentido de jogar cantada, mas de gritar, assustar, etc), mas tenho sorte de, apesar de ter morado tanto tempo numa região super rough de Dublin e estar viva pra contar história!




3 - Preço de aluguel, transporte e entretenimento


Quando eu cheguei na Irlanda achava que era tudo barato. E de fato, no supermercado as coisas podem ser bem em conta se você ganha em euro. O problema é que conforme o tempo foi passado e os 3 mil euros que eu trouxe do Brasil foram esgotando e eu tinha que sobreviver com o meu salário de babá, eu percebi que Dublin é uma capital caríssima. Aluguel é um crime de tão caro (ainda mais pela qualidade), transporte é um absurdo (não à toa eu pedalo há dois anos já) e entretenimento (cinema, shows e até mesmo sair pra beber, pra quem bebe) é caro também. Se você tem 50 euros pra gastar com esses três itens em cidades como Berlin, Lisboa, Barcelona ou cidades do leste europeu, vai perceber que essa grana renderá muito mais do que na capital irlandesa.



4 - Roupas sazonais


Aqui é assim: no inverno vendem roupa de verão e no verão roupa de inverno. A ideia é que você compre adiantado, pra estação que está vindo, mas eu não curto esse sistema porque no inverno não estou na vibe do verão e no verão não estou na vibe do inverno! Se você quer comprar luvas e touca no inverno vai ter dificuldade, porque as que estavam à venda já estarão acabando, quando eles repõem o estoque com coisas de verão. Sério! As melhores estações pra se comprar são as de meio termo (primavera e outono), quando você consegue encontrar tanto coisas pra usar numa temperatura mais alta quanto mais baixa.



5 - Umidade


Ahhhh, a umidade. Ela que mofa sua comida (até mesmo na geladeira), mofa suas roupas, suas paredes e sua vida. A umidade aqui é coisa séria. O ar é úmido e como no inverno a gente deixa as janelas fechadas, aquele ar dentro de casa vai mofando tudo. No apartamento onde eu morava antes tinha que limpar as janelas com frequência por causa do mofo e algumas vezes tivemos que limpar alguns cantos nas paredes também. Pão só pode ficar na geladeira, senão já era! É triste. O R., por exemplo, já teve casaco que mofou de ficar pendurado atrás da porta, cara. Tem que estar preparado pra lidar com a umidade dentro e fora de casa, já que fora de casa vai ser assim: se está frio, a umidade vai aumentar a sensação e dar aquele sentimento de frio nos ossos. Se está calor, você vai se sentir numa sauna ao ar livre.



Menção honrosa: aranhas. Eu sei que eu disse nesse post que prefiro aranhas na Irlanda do que baratas no Brasil, mas eu sou sempre A PRIMEIRA pessoa a ver a aranha andando na parede, que ódio!
Web Analytics
Back to Top