[6 on 6] Street Art

/

Eu, pessoalmente, não sou muito fã de arte urbana. Nada contra, mas não faz muito o meu estilo, sabe? De qualquer forma, eu já estava acostumada a ver diversos desenhos e gravuras (e também pichações) nas ruas da minha terra, São Paulo.

Aqui em Dublin sempre notei que há muito pouco, quase nada, de arte na rua. Quer dizer, ter tem, mas eu sempre achei que ela se concentra mais no centro. Nas ruas e muros dos bairros você não vê pinturas, desenhos, enquanto em SP, por exemplo, há sempre algum tipo de expressão artística, inclusive nas vilas e bairros!

Pro tema dessa vez eu não podia ir em nenhum outro lugar senão o Temple Bar! Localizado no centro da cidade, é uma espécie de 'área boêmia' da cidade, super turística com vários pubs e lojinhas.

Vamos começar?


Essa foi a única foto que tirei em uma região mais afastada do centro. Estava na área pra comer um brunch num domingo e quando vi essa pichação no muro, não hesitei em clicar. Não é com frequência que vejo isso em Dublin, mas vez ou outra em cantos e muros.


Não podia deixar de ter algo bem irlandês aqui: um pote de ouro, o leprechaun e uma fada do lado de fora de um pub. Pra quem não sabe, esses três símbolos fazem parte do folclore irlandês - já comentei disso no blog nesse post aqui.



Uma figura enoooorme que encontrei numa das vielinhas do Temple Bar - é um palhaço? Um homem? Não entendi muito bem, mas adorei o colorido todo!


Eu acho esse mural simplesmente maravilhoso - foge um pouco do conceito que temos de street art, mas pra mim, não deixa de ser arte. Ele traz fotos de bandas e artistas irlandeses, como o U2 (gente, olha o Bono 9vinho!), Sinead O'Connor, Phil Lynott (da banda Thin Lizzy), etc.


Achei essa ideia da Mental Health Ireland muito criativa - é uma brincadeira com a palavra "mind" (que é sempre usada tipo "mind the gap", "mind your fingers", como que chamando a atenção de alguém pra alguma coisa) e "head", que nesse caso, se refere à saúde mental.


Dia 22 de maio vai rolar um referendo sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo aqui na Irlanda. Tá rolando uma campanha super forte em favor do "yes" e as pesquisam indicam que o "yes" vai ganhar - a Irlanda vai fazer história sendo o primeiro país a autorizar o casamento homossexual por meio de voto popular no mundo! Essa arte no muro ali na esquina da Dame St. com a George St. está lindíssima e não podia estar num lugar mais apropriado: ambas as ruas são super movimentadas e tem várias baladas gays por ali! :)

-------------------------------------------------------------------------

Pra conferir os outros lugares participantes do projeto:

Holanda - Carol / Brasil - Bia / Alemanha - Ana / Uruguai - Jamile / Suécia - Ray
Web Analytics
Back to Top