Minha escola fechou!

/

Não é de hoje que escolas de inglês vem fechando em Dublin: no ano passado, por exemplo, foram mais de 10 escolas fechadas. Este ano já foram quatro, incluindo a escola onde eu estudava, a MEC. Há muita fábrica de vistos, muita falcatrua, mas também muita má administração.

Já falava-se que a MEC fecharia desde que eles perderam um selo de qualidade chamado ACELS em setembro de 2014. Aliás, o papo de que a MEC fecharia é antigo, mas nunca dei fé - afinal de contas, até ir pra um prédio melhor eles foram esse ano. Acredito que estavam investindo em maior e melhor infra-estrutura e tal.

Desde a Páscoa deste ano a escola estava sem aulas - durante a Páscoa as escolas tem mesmo uma pausa, mas eles não voltaram quando deveriam ter voltado. Várias discussões e dúvidas começaram a surgir nas redes sociais acerca do que estava acontecendo - até que saiu na RTÉ uma matéria sobre professores protestando sobre falta de pagamento. E desde então, foram semanas de intensa troca de informações entre alunos da instituição e alguns funcionários e professores no facebook. Inclusive muitos deles trabalharam como voluntários emitindo certificados pra quem já havia finalizado o curso (já que estavam sem ser pagos há semanas). Um dos meus professores (do qual já falei aqui no blog), se mostrou extremamente solícito e ajudou vários alunos.

Alguns brasileiros conseguiram reunir dados de alunos da MEC pra conversar a respeito da situação na embaixada brasileira, já que era quase certo que a escola tava pra fechar. O pessoal da embaixada,  apesar de não poder fazer muito, se mostrou prestativo e disse que tentariam fazer o link entre alunos e Ministério da Educação.

No dia 1º de maio a notícia oficial saiu no site INIS: a MEC (e sua escola-irmã, NCBA) fechou. Não foi uma grande surpresa, já que todos já estavam esperando e acompanhando o andamento da coisa. E nem é notícia nova, pois como mencionei, muitas escolas fecharam nos últimos tempos.

Massss, veja bem: em muitos casos dessas escolas que fecharam, os donos simplesmente pegaram o dinheiro e fugiram! Foi feito algo pra ajudar os alunos, que são os maiores prejudicados da história? Não. Não há nenhuma proteção pro aluno estrangeiro na Irlanda. Simplesmente assim. Você quer continuar estudando aqui? Compre outro curso. Inclusive vi diversos vendedores de outras escolas oferecendo descontos pra alunos da MEC nos fóruns pela internet. Desculpa, mas eu não quero desconto em outro curso de inglês. Eu quero que os donos dessa escola de merda devolvam a porra do meu dinheiro!

Toda essa história se desenrolou e o Ministério da Educação irlandês nada fez. É uma piada, um absurdo. Os alunos e professores ficam totalmente à mercê. Não há nenhum plano de inserrir esses alunos em outras escolas sem pagar o curso novamente nem nada do tipo.

Pra ser honesta, a nota que publicaram no site da imigração está super vaga e só diz o seguinte: quem já tem visto, terá visto (meu caso). Quem ainda não chegou na Irlanda, pode chegar - vai poder entrar no país mas terá que se matricular em outra escola antes de tirar o visto. E pra quem já estava aqui mas ainda não tinha tirado o visto, estenderam o prazo pra que esses alunos encontrem outra escola.

Não sei se porque a MEC tinha muitos alunos, mas a repercussão tem sido bem grande. Houve um protesto pra chamar a atenção do governo em relação à essa vergonha e vários portais de notícia cobriram o evento. No meu caso, essa palhaçada me afeta porque preciso começar um curso até setembro deste ano, já que tenho planos de renovar o visto ano que vem - na pior das hipóteses, terei que pagar outro curso (ou seja, no mínimo mais mil euros nessa brincadeira) e seguir em frente. Se não quisesse permanecer no país após o vencimento do meu visto, poderia ficar tranquila e nem procurar outra escola, mas como os planos são outros, me ferrei...

Não é justo que todos nós saiamos prejudicados com o fechamento da escola, mas pensando bem, nós somos estudantes estrangeiros, né? Nobody really gives a shit. 


Michael, Michael... eles não ligam pra gente!
Web Analytics
Back to Top