Roacutan: minha experiência (2 meses)

/



Eu nunca achei que fosse um dia fazer uso desse remédio que causa tanto medo e burburinho por aí. Apesar de sempre ter tido acne, acreditava, com todo o meu coração, que quando me tornasse adulta a fase da acne ia passar.

Tentei tudo que é creme, pomada, remédio, nada resolveu, nada. Quando percebi já estava com 25 anos de idade e nada - ainda tinha pele de adolescente.

Antes de vir pra Irlanda fui num dermatologista que me passou um antibiótico (que eu podia pegar de graça no posto de saúde) e um creme. Deu uma boa melhorada, mas meses depois de já estar aqui, a acne voltou.

Foi quando procurei uma dermatologista aqui - até fiz um post na época. Ela me passou antibiótico e depois de algumas semanas notei alguma melhora, que chegou a durar alguns meses, pra logo depois falhar. Nenhum remédio funcionava pra mim!

Pode parecer frescura ou bobagem, mas só quem teve acne a vida inteira sabe o que é ter acne a vida inteira. É foda, é uó. Meu caso não era severo, mas era persistente, e aquilo já tava me matando.

Decidi, então, procurar uma dermatologista melhor por aqui - depois de pesquisar um pouco, achei um consultório dermatológico que pareceu muito chique e sério. Marquei a consulta, ela analisou a minha pele e disse que antes de partir pra algo mais forte, deveríamos fazer uma última tentativa. Me passou uns cremes de uma marca chamada Clearogen e mudou a minha pílula anticoncepcional.

Usei tudo direitinho e depois de três meses a minha pele ainda não tinha melhorado nada - não postarei fotos porque, né, foto de pele com acne tem aos montes na internet. A minha testa, queixo, bochechas ainda tinham muita mancha e muita acne.

Mandei um email pra médica manifestando meu desagrado com o remédio e ela mandou eu voltar no consultório - mantivemos a minha pílula mas ela resolveu partir pra algo mais sério, o tal do Roacutan (aqui, Roacuttane).

Eu já tinha lido muito a respeito desse remédio, assim como visto diversos vídeos de pessoas que fizeram uso dele - já tinha lido que ele é super forte, que tem vários efeitos colaterais, etc, etc, etc. Sabia que não era brincadeira - e questionei a dermatologista: o meu caso é pra tomar Roacutan? Ela disse que Roacutan é usado não só pra casos de acne severa, mas também pra acne persistente - o meu caso (15 anos de acne não dá!).

Como eu não tenho nenhum problema de saúde, foi tranquilo. Ela repetiu cinquenta mil vezes que eu não poderia ficar grávida enquanto faço o tratamento (mas eu nem quero, doutora!), não posso consumir bebidas alcoólicas (mas eu nem bebo!), entre outras coisas. Além disso, tirou uma amostra de sangue pra saber que tava tudo ok antes deu começar a tomar o bendito.

Eles só dão a prescrição pra um mês - na farmácia me perguntaram se eu sabia dos efeitos colaterais, se estava certa de que queria tomar o remédio e mais um monte de coisa. No fim, comprei - doeu um pouco no bolso, mas beleza - é um investimento. Se eu fosse calcular o tanto que gastei com pomada e dermatologista até aqui....

Comecei tomando uma dosagem alta - 60mg por dia. Não senti nada nos primeiros dias, mas já no fim da primeira semana senti a famosa boca seca. Achei que a pele e o cabelo ficariam mega secos, mas que nada - a pele ficou menos oleosa, mas não seca de descascar. Quer dizer, nesses dois meses varia um pouco: tem semana que ela tá normal, tem semana que tá mais seca.

Fora isso, tenho dores constantes na lombar e me sinto muuuuuito cansada - tudo efeito já previsto na bula. Além disso, esse remédio pode causar outras coisas como mudança de humor, dores nas articulações e até mesmo depressão! Por sorte só tive efeitos colaterais leves e tenho gostado muito do resultado até agora - a dermatologista até comentou que estou sendo uma fast responder, que a melhora só começaria a aparecer depois do 3º mês.

Aliás, tenho que voltar lá todo mês pra fazer exame de sangue e pra ela me dar uma nova receita.

No geral, sinto que minha pele está mais limpa, com um glow, parece mais saudável mesmo. Acne mesmo quase não tenho mais, só umas manchinhas que ainda vão demorar pra sair.

Estou satisfeita com o resultado e aliviada com os efeitos colaterais. Daqui a 2 meses volto aqui pra contar da parte 2 (no total de 3) do tratamento.
Web Analytics
Back to Top