Parques Nacionais da Irlanda

/

Que a Irlanda é um país lindo e verde todo mundo sabe - a belíssima costa oeste, o interior, as praias, são muitas belezas espalhadas pela ilha toda. Dentre todas essas maravilhas podemos encontrar também os Parques Nacionais: são seis parques distribuídos por diferentes condados na Irlanda.

Eu tive a oportunidade e alegria de visitar, nesses quase três anos e meio de Irlanda, todos os parques nacionais e apesar de ter post de todos eles por aqui, queria fazer um texto reunindo o melhor de cada um. Nenhuma das fotos desse post foi tirada do google - é tudo do Barbaridades!

Vamos lá? (clicando no título você chega no post principal sobre cada parque)

Parques Nacionais na Irlanda


Wicklow Mountains


O mais extenso National Park, com 205km². Ele foi estabelecido em 1991 e fica no condado de mesmo nome, Wicklow, apesar de também pegar um pouco de South Dublin - ou seja: ele fica bem próximo da capital e é o parque mais fácil de visitar pra quem está em Dublin.

wicklow mountains irlanda



wicklow mountains irlanda


As Wicklow Mountais tem uma grande variedade de vegetação e bosques, além de algumas áreas mais rochosas. O parque abriga diversas espécies de pássaros e contém vistas maravilhosas, principalmente do Lago Guinness e da vila de estruturas monásticas medievais Glendalough.

lago guinness, wicklow mountains


glendalough irlanda


Existem vários tours que saem de Dublin para Wicklow, mas eu aconselho ir mesmo de carro ou contratar algum serviço de transer, pois assim você terá mais liberdade com os horários e o tempo que deseja ficar no local.


Killarney 


O parque de Killarney é o mais antigo de todos - existe desde 1932! Ele é um parque delicioso pra se fazer uma caminhada tranquila, pois tem muitas áreas planas, porém também há montanhas e trilhas.

Lá é possível encontrar veados vermelhos, vários tipos de pássaros e uma cachoeira linda - a Torc Waterfall.

killarney national park

killarney national park


Eu fui pra lá numa road trip que fiz com uns amigos pela Irlanda no verão de 2013, então o clima estava extremamente gostoso, apesar de um pouco nublado. Eu indico muito conhecer esse parque, principalmente se estiver pensando em fazer o passeio do Ring of Kerry, já que você pode se hospedar em Killarney ou região e partir de lá.

killarney national park

torc waterfall killarney


Connemara


O Connemara National Park fica no condado de Galway e foi aberto ao público nos anos 80. Há reminicencia de civilizações humandas por lá, um cemitério do secúlo 19, além de uma extensa área de bog (seria tipo um pântano).

connemara national park

connemara national park


Esse foi o parque onde passei menos tempo, já que no dia em que fui com o R. já tínhamos visitado a Kylemore Abbey e os jardins de lá, então tipo, já estava começaaaaando a escurecer e chover. Só demos uma volta rápido, vimos uns cavalinhos, lemos umas informações do centro de informações e fomos embora. Se tem um parque eu deveria visitar novamente pra conhecer melhor, é este.

Glenveagh


Esse parque fica no condado de Donegal e é o segundo maior, atrás das Wicklow Mountains. O Glenveagh é um parque maravilhoso que vale muito a pena visitar - o único problema é que uma viagem de carro de Dublin pra lá dura quase 4 horas, então o negócio é fazer um planejamento de um fim-de-semana prolongado e conhecer outras coisas na região.

glenveagh national park


Assim como nos outros parques, encontramos extensa fauna e flora no local e várias trilhas pra explorar o parque. Quando fui pra lá fizemos a trilha fácil que tinha 8km (da entrada do parque até um pequeno castelo).

glenveagh national park

glenveagh national park


Além das trilhas, dá pra caminhar por um jardim informal e super exótico, cheio de plantas de outros países como Chile e Tasmânia. Ele fica perto da entrada também.

São lagos, montanhas e planícies lindas esperando para serem descobertas - certamente um dos meus parques preferidos por aqui!

glenveagh national park


The Burren


Esse é menor dos parques nacionais, com apenas 15km². Ele é totalmente diferente de todos os outros pois sua vegetação é.. bem, o lugar é praticamente uma superfície lunar, cheio de pedras.

the burren national park

the burren national park

the burren national park


As pedras de calcário tem muitas rachaduras e a vegetação cresce nas rachaduras. Por conta da temperatura temperada de lá (dificilmente menor do que 6º), a vegetação cresce até no inverno.

the burren national park


Dá pra fazer trilha por lá também, mas confesso que se você não tem o equipamento adequado (bons tênis e um daqueles sticks pra ajudar a caminhar), fica bem difícil. Quando fomos pra lá passamos umas 2 horas andando, mas os pés já não aguentavam mais por causa da irregularidade da superfície. Foi uma experiência maravilhosa e recomendo muito a visita ao Burren!


Ballycroy


O Ballycroy foi o último dos parques nacionais que tive a chance de conhecer. Ele fica no condado de Mayo (portanto, meio longinho de Dublin) e é gigantesco. A minha parte preferida, confesso, foi na verdade o centro de visitantes que eles inauguraram uns anos atrás. É tudo super moderno, há várias sessões interativas e vários vídeos legais pra serem vistos!

O dia em que visitamos o Ballycroy não estava para passeio, já que chovia muito, por isso só conseguimos dar uma voltinha de 20 minutos. Ficou a vontade de voltar e explorar mais desse lugar tão lindo!





E aí, qual desses parques você mais gostaria de conhecer? E qual foi o parque mais bonito que você já visitou? Me conta aqui nos comentários!
Web Analytics
Back to Top