Waterford - nós voltamos!

/

Em outubro de 2014 eu fiz um post contando sobre como nós tentamos conhecer Waterford e não tivemos sorte, já que fomos pra lá direto de Wexford e quando chegamos os museus e atrações já estavam fechando.

Massss nas férias de verão desse ano (quando fomos pra Bristol, Cardiff e Kerry) resolvemos cumprir a promessa de voltar pra cidade mais antiga da Irlanda.

Sim, é isso mesmo: Waterford é cidade mais antiga desse país! Um oferecimento dos vikings (o nome da cidade vem da língua nórdica antiga Veðrafjǫrðr, que significa Fjord of the Rams - referência à exportação de ovelhas na região).

Começamos o passeio com o tour pelo Waterford Crystal.

As origens da produção de cristal em Waterford datam de 1783 e passaram por várias fases. Por conta do aumento de impostos, em 1851 a empresa fechou, pra ser reaberta somente em 1947, quando um imigrante da República Checa resolveu estabelecer a cidade como a cidade do cristal novamente - pra quem não sabe, os checos são famosos pela qualidade de seus cristais!

É possível fazer um tour pela fábrica onde mostram todo o processo de fabricação dos cristais, além de contar mais da história da empresa e também algumas curiosidades - como, por exemplo, o fato de que aquela bola gigante no ano novo na Times Square é feita por eles ou que vários prêmios esportivos e musicais são feitos por eles também.






O guia do tour era um cara animadaço e que não poupava elogios à qualidade dos cristais (e nunca usou a palavra "glass" pra descrever as coisas, era sempre "crystal").






Depois demos uma voltinha rápida pelo showroom pra ver os produtos (vasos, copos, enfeites diversos) e chorar lágrimas de cristal ao ver os preços.

De lá seguimos pro Medieval Museum, que cara, foi um dos melhores tours que fizemos aqui na Irlanda. O guia andou com a gente por uma hora e contou mais sobre a história da cidade, principalmente da sua relação com o vinho, como a cidade era fiel ao governo inglês (até certo ponto) e muitas outras histórias curiosas...



Além desse museu há outras atrações históricas pra se ver em Waterford, mas como tudo que é bom dura pouco, não tivemos tempo de ver tudo. Voltaremos (de novo) - sim ou com certeza?

ps.: depois de ter publicado é que percebi: esse é o post de número 600 no blog, uhuuuu!
Web Analytics
Back to Top