Tromso, Noruega - Roteiro e primeiro dia

A primeira vez que comentei de aurora boreal nesse blog, foi num post de 2014. Desde então, tive o privilégio de estar em diversos países nórdicos e escandinavos, entre eles a própria Noruega em 2016, Dinamarca em 2015, Finlândia em 2017 e Islândia em 2021. Porém, em nenhuma dessas vezes tivemos a chance de ver a aurora boreal.

Não que tenhamos viajado exclusivamente pra isso, porque a aurora não é assim tão fácil de ver, e você precisa ir na época certa, com as condições climáticas certas, etc. Sendo assim, não foi uma grande decepção não a ter visto, mas obviamente eu ainda tinha esse sonho de viagem.

Corta pra 2024, e eu falei pro R que queria fazer uma última viagem como casal antes do bebê chegar. Tinha algumas ideias, mas pela época do ano em que eu poderia andar de avião (começo do ano) por conta das semanas de gestação, ficamos um pouco limitados. Cheguei a pensar em sul da Espanha, pois tenho vontade de fazer essa viagem e Espanha é um país que conheço quase nada. Porém no fim, eu decidi pelo seguinte: qual viagem seria mais fácil fazer com bebê futuramente? Tipo, alugar um carro no sul da Espanha mesmo no inverno nunca seria tão perrengue quanto, por exemplo, nos enfiarmos em temperaturas negativas. E foi aí que batemos o martelo que aquele sonho de ver a aurora poderia ~tentar~ ser realizado agora!

O segundo trimestre do bebê R&B

Segundo trimestre do bebê R&B começou um pouco melhor do que o primeiro - não que estivéssemos em paz e tranquilos, porque não estávamos. A verdade é que, pelo fato deu ter tido uma perda com 14 semanas da outra vez, na minha cabeça ainda não estávamos em terra firme.

No entanto, as coisas já estavam melhores: apesar do sono e constipação, continuei sem enjoos, e continuamos fazendo ultrassons praticamente semanais para acompanhar a gestação e nos tranquilizarmos um pouco. Minha grande expectativa pro segundo trimestre era ver a barriga crescer e aproveitar o fim do ano no Brasil!

Então vamos à descrição de semana após semana:

Cosméticos durante a gravidez

Eu tenho o hábito de postar muita coisa rápida, do dia-a-dia, no instagram. Inclusive tenho até uma "série" onde vou postando os produtos acabados, e queria muito fazer algo parecido pra esse período da gestação. No entanto, como tudo em redes sociais é muito efêmero, achei que valia a pena fazer um post aqui!

Já venho nessa jornada de tentar engravidar há um bom tempo, e como sou ligada nesse mundo de skincare, já tinha consciência de alguns produtos que não podem ser utilizados, como retinol (que nem uso por ter pele sensível mesmo!). Por outro lado, tem muito mito pela internet, então uns dois ou três anos atrás eu tive uma consulta com uma dermatologista pra me explicar exatamente o que eu poderia ou não usar enquanto estava tentando, bem como quais coisas poderia usar durante uma possível gravidez.

De forma geral, como já tenho rosácea e pele sensível, não uso ativos muito fortes, mas foi ótimo ter o respaldo de uma profissional pra me guiar. Além disso, durante a gravidez em si, eu sempre olhava os ingredientes e pesquisava pra saber se aquele produto era ok pra usar na gestação.

Fonte

3 dias em Belém do Pará

No comecinho de 2024, passei 3 dias na capital paraense, Belém, na companhia do R e da minha prima e seu marido, Lu & Lu. Foi uma viagem planjeada assim que resolvemos ir ao Brasil - eu queria muito uns dias pra passear mesmo, porque nunca tenho essa sensação em São Paulo. Escolhi Belém porque eu ainda não havia estado no norte do país, e também porque há voos direto de Belém pra Lisboa algumas vezes na semana. Sendo assim, comprei a ida São Paulo - Belém pro dia 1 de LATAM, e a volta Belém-Lisboa-Dublin pela TAP no dia 04 de janeiro.

Chegamos em Belém já à noite, e só foi o tempo de pegar um táxi na porta do aeroporto pro hotel. O trajeto demorou uns 20 minutos e custou 55 reais. Poderíamos ter pegado um uber, mas eu não sabia onde seria o ponto, caía uma chuva torrencial e só queria chegar no hotel logo! Nos hospedamos no Hotel Princesa Louçã, e aqui já fica o primeiro ponto: tem pouquíssimas opções de acomodação em Belém. Ou era um Mercure caríssimo da vida, ou lugares super afastados. Pagamos a faixa de 250 reais pelo quarto por noite, incluindo o café da manhã.

Na primeira noite só jantamos no hotel mesmo, minha prima e seu marido já haviam chegado. No dia seguinte, eu tinha sido escalada pra trabalhar (ódio), então ficamos no quarto do hotel até 1 da tarde, só saímos pra tomar o café mesmo. De lá, já fui encontrar minha prima direto na rua, pois ela e o marido já haviam saído de manhã para o primeiro passeio. Pegamos um uber e paramos pra almoçar todos juntos num restaurante que uma amiga havia indicado, o Ver-o-Açaí. Gente, que lugar incrível! A decoração super linda, trilha sonora local e os pratos todos parenses/da região norte.

Férias em São Paulo - versão 2023

Depois de exatos dois anos sem ir ao Brasil, estava muito ansiosa por essas férias por lá. Primeiro porque apesar de odiar São Paulo em diversos momentos, eu sinto falta de ver toda a família, amigos, de ir à lugares que são especiais pra mim e fazer programas memoráveis com as pessoas. Segundo que dessa vez eu estava grávida, e ansiosa por receber o carinho e amor das pessoas nesse momento inédito da minha vida!

O diferencial dessa viagem é que primeiramente, voamos de executiva. Foi uma coisa que eu sempre quis fazer, mas e a coragem pra pagar? Eu enchi o saco do R. pra gente fazer esse upgrade, que seria nossa última grande viagem sem filho, que nós merecíamos. E como ele ganhou um bônus na empresa nova, se convenceu. Foi incrível! Na ida, fizemos o upgrade direto com a LATAM, mas volta, entramos no leilão pra conseguir pela TAP (maneira mais barata).

A ida foi incrível! Sentamos na primeira fileira e logo na entrada a comissária veio nos oferecer bebidas e petiscos, e ao longo do voo fica checando se você tá bem e confortável. Tivemos um menu pra escolher o almoço, e além do monte de espaço aos lados e na frente, a cadeira é100% reclinável. O que significa que você pode simplesmente deitar, colocar o travesseiro, cobertinha, e dormir! Foi realmente uma experiência única que espero poder reviver algum dia.

Reconhecer firma morando fora do Brasil

O meu 2024 começou intenso. Resolvendo pendências, organizando a vida e tentando acertar algumas coisas e colocar projetos pra frente. Ainda tenho mais na minha lista, tipo regularizar situação na Receita, reconhecer meu casamento no Brasil antes de baby R&B chegar, etc. Mas enquanto isso, vamos ao motivo do post!

Estou dando andamento naquela coisa de documentos pra uma possível cidadania espanhola, e pra isso, preciso de várias certidões de inteiro teor. A princípio, você pode conseguir 2ª via de certidão de nascimento e casamento no site registrocivil.org.br, porém eles não emitem inteiro teor e isso seria um problema pra mim. Sendo assim, eu precisei entrar em contato com cartórios pra solicitar os documentos. Até aí, tudo bem!

No entanto, recentemente a lei no Brasil mudou, e para essa documentação é necessário que você preencha esse requerimento com firma reconhecida, o que pode ser feito digitalmente. Em tese, se você tem uma conta no site/app gov.br, consegue fazer essa assinatura tranquilamente, e de graça. Mas na prática, só é possível fazê-lo se seu nível de conta é prata ou ouro.

Fonte

Viagens do ano: 2023

Ahhh, um dos meus textos preferidos de fazer nesse humilde blog, o post de viagens do ano! Venho seguindo essa tradição há um bom tempo, e você pode ver a retrospectiva de 2022 aqui. No mesmo link eu deixei marcado os posts dos anos anteriores também.

2023 começou da pior maneira possível na nossa vida pessoal, e eu realmente não esperava nada pra esse ano. Só queria que o tempo passasse pra que a gente tentasse se recuperar do baque de 2022. Aos poucos, as coisas foram melhorando, e alguns tímidos planos de viagem foram surgindo.

Já em fevereiro combinei um fim de semana na Itália, mais precisamente em Roma, pra encontrar duas amigas. Como uma delas mora na Itália e na época estava amamentando, não poderia ir muito longe ou se ausentar por muito tempo, e Roma foi um destino que funcionou bem pra nós três. Foi muito bom passar esse fim de semana sem compromissos, só comendo bem, apreciando gelatos, colocando a conversa em dia e me sentindo acolhida pelas amigas.

Em busca do passado ou a possibilidade da cidadania espanhola

(tem update de 2024 no fim do post) Durante a pandemia, eu acabei "ganhando" muitas horas livres já que tive a carga de trabalho reduzida. Naquele 2020, eu comecei vários projetos novos, e um deles foi ir em busca dos meus antepassados. Explico: eu já sabia que não tinha direito à cidadania espanhola, mas somente por título de curiosidade, queria saber mais.

Da parte do meu pai, meus dois avós eram filhos de espanhois, ou seja, todos os quatro bisavós vieram da Espanha para o Brasil. Quando minha avó ainda era viva, ela me contava algumas histórias e me dava algumas informações, mas muita coisa era fragmentada, sabe? Então eu tinha pouco conhecimento sobre essas pessoas, a não ser alguns nomes.

Bom, em 2020 eu comecei do começo: através de algumas buscas no site FamilySearch, tive acesso à certidão de nascimento do meu pai (e as certidões de nascimento brasileiras trazem também os nomes dos pais e avós), então com essas informações, fui trabalhando "pra trás": dos meus avós para os bisavós.

O primeiro trimestre do bebê R&B

Eu estava muito, mas muito ansiosa pra finalmente escrever esse post aqui! Pra quem acompanha o blog, sabe que 2022 foi um ano muito difícil na questão gravidez. Tivemos algumas perdas, um fim de ano catastrófico, muitos traumas.

Pra quem já vinha tentando engravidar desde 2021, foi um baque começar 2023 sem ter saído o lugar. Eu não imaginava que seria assim conosco, me sentia injustiçada, mas ao mesmo tempo até culpada por tudo. Pensava que não tinha conseguido levar a gravidez adiante por inúmeros motivos (porque não acredito em deus, porque eu não quis ser mãe por grande parte da minha vida, porque tudo na minha vida já era bom e eu merecia sofrer, etc.).

Foram meses após a perda da Ayla pra nos reerguermos e decidirmos voltar a tentar novamente. E lá se foram uma, duas, três tentativas... e um atraso na menstruação. Quando você já passou por gravidez química, perda no primeiro e segundo trimestre, um atraso não significa nada. Até porque, mesmo nessas tentativas de 2023, eu tive atrasos, inclusive certeza absoluta que engravidei na viagem do Japão, porém dias depois a menstruação veio. Não cheguei a fazer o teste, mas sei que teria dado positivo. Então, no geral, tinha muito medo.

Viagem entre amigas: edição Romênia

No ano passado, fiz uma viagem com duas amigas queridas pra Budapeste: a N. e a J. A viagem foi em junho de 2022 e foi maravilhoso passar dias com elas fofocando, batendo papo, comendo, passeando e passando tempo de qualidade juntas.

Na época eu tinha as melhoras das intenções em fazer um post contando sobre nossos dias por lá, mas se você me conhece ou lê meu blog, sabe que ano passado não foi nada fácil. Acabei deixando o post pra lá, mas combinei com as amigas que repetiríamos a viagem em 2023.

Uma coisa engraçada, é que eu tinha sugerido irmos pra Bucareste, na Romênia, e elas haviam topado. Porém, por algum motivo que ninguém explica, na hora de comprar as passagens, eu comprei... pra Budapeste! hahaha Na época eu não tinha percebido esse erro, mas no fim foi ótimo, porque Budapeste é uma cidade linda e foi super agradável do mesmo jeito!