Viagem ao Japão e Coreia: o planejamento

/

A primeira vez que comentei ter vontade de conhecer o Japão foi num post de 2016. Acho que muita gente no ocidente tem essa vontade e curiosidade, afinal de contas, o Japão além de ser potencia econômica mundial é um lugar muito rico em história e cultura, e muita coisa do lado de lá do planeta tem esse fascínio sobre nós.


Eu sou de São Paulo, cidade que tem uma comunidade japonesa enorme, então já tinha tido um mínimo de contato com alguns elementos culturais e gastronômicos do Japão por causa do bairro da Liberdade! Além disso, depois que trabalhei como professora de inglês na Irlanda, tive muito contato com alunos japoneses, e me interessei ainda mais nesse país.


O R. também tinha um certo interesse, mas como o Japão é longe e seria uma viagem cara, fomos deixando pra lá. Uma das ideias era ter ido pra lá na nossa lua-de-mel, que acabou sendo na Islândia por conta de restrições durante a pandemia - não que eu esteja reclamando! No fim, fomos focando em outras coisas, e com nossas tentativas de engravidar e tristezas decorrentes disso, achei que o Japão ficaria pra lá no futuro.





Quando 2023 começou depois daquele baque do fim de 2022, a gente decidiu que merecíamos uma pausa daquilo tudo e retomamos o assunto Japão. Pensamos que seria um ótimo momento pra fazer essa viagem já que ainda não temos filhos conosco, poderíamos tirar um bom tempo de férias... e assim, a coisa foi tomando forma. A gente já pensava que se fôssemos pra lá, esticaríamos pra Coreia. Apesar de não sabermos muito sobre a Coreia, ultimamente esse país tem estado em evidência, inclusive eu escuto algumas coisas de k-pop e aprendi bastante com alguns alunos coreanos que tive aqui em Dublin.


O planejamento inicial


Nossa ideia sempre foi fazer uma conexão no oriente médio, já que não há voos diretos daqui. Tenho amigas na Europa continental que foram pra Tokyo em voos diretos, mas já que tínhamos que parar em algum lugar, por que não fazer uma super férias? E assim fomos olhando vôos saindo daqui, mas confesso que não tinha nada muito barato não. Levei até um susto, porque em comparação com os voos pra nossa viagem pelo sudeste asiático em 2018, estava bem mais caro. Mas o mundo está mais caro no geral, né? E também tem outro fator: não planejaríamos uma viagem SÓ pra Dubai ou Abu dhabi, por exemplo, então a possibilidade de passar por lá numa conexão nos apeteceu bastante.


Decidimos a época do ano baseado no clima do Japão e Coreia: não seria época de muitas chuvas, nem o calorão do verão, nem o frio do inverno, etc. Também fugimos da época das sakuras porque sabemos que é altíssima temporada por lá também. Isso significa que estamos indo pro Oriente Médio numa época super quente? Sim. Mas, pelo menos são poucos dias no calorão de 40 graus!


Voltando aos preços, como queríamos ir pro Japão mas voltar pela Coreia, o valor acaba subindo mesmo por estarmos adicionando mais "pernas" à viagem. No fim das contas, tivemos que comprar 3 trechos separados:


1) Dublin - Dubai e depois Dubai - Tokyo (Emirates)

2) Osaka - Seoul (com uma empresa low cost chamada Jeju Air)

3) Seoul - Doha e depois Doha - Dublin (Qatar Airways)


O total das férias é de 3 semanas completas, sendo que nesse período tem um feriado na Irlanda e viajaremos numa sexta à noite, então o saldo de dias de férias usados foi de 14 dias úteis - nada mal, né?


Como costumamos organizar os documentos de viagem: pasta no Dropbox compartilhada entre nós dois


O roteiro


O roteiro dessa viagem não foi tão difícil de fazer. A gente basicamente dedicou a maior parte dos dias no Japão em si, até porque além de Tokyo vamos visitar outras cidades. Chegamos a cogitar fazer o mesmo na Coreia, mas entre ficar correndo muito, optamos por focar só em Seoul - se a gente gostar muito, podemos voltar futuramente, não?


20 - 23 de maio: Dubai

Chegaremos lá no sábado dia 20 pela manhã e voamos pra Tokyo na madrugada de segunda pra terça, chegando lá na terça à noite.


23 - 29 de maio: Tokyo

Ficaremos um total de 5 dias inteiros na capital do Japão, e de lá pegaremos o trem para Kyoto.


29 de maio - 02 de junho: Kyoto, Nara, Osaka

Nesses dias vamos ficar nessa região do Japão, embora Nara seja só um bate-e-volta mesmo. De Osaka vamos pro aeroporto pegar o voo pra Seoul na Coreia.


02 - 07 de junho: Seoul

Ficaremos 5 dias inteiros por lá, estou muito empolgada!


07 - 09 de junho: Doha, no Qatar

Devido aos horários de vôos, vamos ter só um dia e meio por lá, mas acho que suficiente pra ter um gostinho de mais um país no Oriente Médio.


Além de organizar essa questão das datas, fizemos algumas pesquisas em relação ao famoso JR Pass e optamos por comprá-lo. Esse passe te dá direito à trens ilimitados num período de tempo (não são todos os trens, vale lembrar). No nosso caso, compramos os ingressos pra 7 dias. Ele acaba compensando se você vai fazer viagens pelo Japão já que muitas vezes um ou dois trechos individuais já cobrem o valor do JR Pass. 


Esse passe só pode ser comprado por estrangeiros fora do Japão e através do site você consegue fazer tudo. Parecia bem complicado quando começamos a pesquisar e no fim foi bem tranquilo! Em uns 2 ou 3 dias úteis o comprovante chegou aqui em casa e com ele, a gente deve comparecer à uma das estações já no Japão pra trocá-lo pelas passagens em si. Tem um lance de reservar assentos nos trens também, mas ainda não cheguei nessa parte da pesquisa. Acho que vamos deixar pra ver quando formos usar mesmo.


Precisa de visto?


Em relação à vistos, para os Emirados Árabes e Qatar, cidadãos brasileiros e irlandeses podem só chegar e obter o visto na hora.


Para a Coreia, tanto eu como o R. precisamos fazer o K-ETA. O processo é feito no site e o resultado sai em poucas horas, chega no seu e-mail mesmo. Esse processo é parecido com o ESTA para europeus quando visitam os EUA.


Já para o Japão, embora o R. não precise fazer nada antes (visto concedido na chegada), cidadãos brasileiros precisam de visto de turista. Quando eu tava no meu processo, foi feito um anúncio de que não seria mais necessário ir pessoalmente até à embaixada - tudo poderia ser online. Mas confirmei que isso era só válido pra brasileiros morando no Brasil.


Sendo assim, tive que preencher um formulário e organizar alguns documentos como reservas de hotéis e passagens, holerite e confirmação do meu trabalho, fotos de passaporte, etc. Marquei um horário na embaixada, tive que ir pessoalmente com os documentos, pagar a taxa e ir buscar meu passaporte mais ou menos uma semana depois. O visto é válido por poucos meses, então achei uma trabalheira danada pra tão pouco tempo, mas não tem jeito!



Visto japonês


Últimos detalhes


Já marcamos vários lugares de interesse no mapa, mas ainda estamos vendo mais atividades e lugares pra visitar quando chegarmos. Como falei no começo do post, a gente meio que deixou mais solto dessa vez, e só reservamos/organizamos o que realmente precisava.


Tokyo é gigantesca!



Já confirmei também quais e-sims vou utilizar pra poder ter acesso à internet nos quatro países (fiz o esquema de usar e-sim no Canadá e na Turquia e foi ótimo!), imprimi os documentos necessários e malas prontas!


Embora tenhamos direito à duas malas despachadas de 30 e poucos kg com a Emirates, a Qatar só dava direito à 25kg cada. Então a gente acabou comprando duas malas para o voo Osaka - Seoul (por ser low cost, não tava incluso) e pretendemos ir com as malas relativamente vazias, até porque pensamos em lavar roupa umas duas vezes durante a viagem. E eu também quero me esbaldar nos itens de papelaria, cacarecos, maquiagem e skincare no Japão e Coreia, então faço questão de ir com bastante espaço na mala!


Estamos super empolgados, acho que essa viagem está vindo na hora certa e com certeza vou colocar tudo aqui no blog depois!


Web Analytics
Back to Top