Uma re-visita mais do que especial: Istambul, nos vemos de novo!

/

Ao longo dos últimos 10 anos, eu viajei muito. Pra quase 50 países pra ser exata. Nem nos meus sonhos mais sonhadores eu poderia imaginar que teria essa oportunidade e privilégio, então aproveito sim, o máximo que posso.


E além de conhecer lugares novos, tive também a chance de revisitar muitos países aqui na Europa, já que com as curtas distâncias e passagens baratas, fica muito fácil fazer bate-e-volta, viagem de fim de semana ou feriado prolongado, etc.


Então nisso eu já fui muitas vezes pra Londres, Paris, Amsterdã, mais de uma pra Bruxelas, Lisboa, Roma... e agora, no último feriado do St. Patrick's Day, repeti uma imagem muito significativa e icônica: Istambul, na Turquia!





Não tínhamos pretensão de ir pra lá tão cedo. Quer dizer, já cheguei a olhar passagens pra combinar uma viagem Istambul + Capadócia pra andar de balão, inclusive porque o R. ainda não tinha ido pra Turquia. Mas é um vôo um pouco mais longo, fica apertado fazer de fim de semana, então fui deixando pra lá. Não era prioridade.


Mas aí quando entrou 2023 e após tudo que aconteceu, estávamos tentando nos encher de bons planos pra amenizar as dores do ano... e nisso, percebi que o feriado do St. Patrick's Day cairia numa sexta. Poderíamos tirar uns dois dias de folga e fazer uma viagem nesse período. R. se animou com a ideia, começamos a olhar vôos. E quando me dei conta, tinha comprado vôos com exatamente as mesmas datas dos vôos de 10 anos atrás! Cheguei em Istambul num 16 de março de 2013 vindo de SP e vim pra Irlanda dia 20 de março. Pula 10 anos, e fizemos as mesmas datas: chegando em Istambul dia 16 e voltando pra cá dia 20.


Então sem querer, acabou que essa viagem se tornou uma oportunidade pra eu refletir muito sobre o que me levou a sair do Brasil, da minha primeira viagem grande sozinha... eu tava curiosa pra saber como ia "bater" essa coisa de estar num lugar que me marcou tanto, tanto tempo depois. Além disso, as circustâncias seriam totalmente diferentes: eu estaria com o meu marido, em condiçõe$ muito melhores, sem passar muito perrengue, o que é sempre bom!






Lá fomos nós. Em 4h horas chegamos no novo aeroporto em Istambul, que é absolutamente gigantesco. Você acha que Amsterdã, Londres, Madrid tem aeroportos grandes? É porque não viu esse. Ele é novo, e e bem afastado da cidade, uma vibe meio Guarulhos - São Paulo, sabe? Mas cara, da hora que pousamos levamos mais de 1h pra sair, porque você anda muito até chegar na imigração, etc.


Pegamos um táxi (já sabíamos, através das dicas de um conhecido, que daria em torno de 400 liras, ou seja 20 euros) e foi isso. Em uns 50min chegamos no nosso hotel na região de Sultanahmet. Quando fui da outra vez, também fiquei nesse bairro e é sucesso! Super perto das atrações principais, tem comércio local, tem restaurantes baratos e docerias legais. Acho que pra turismo não tem localização melhor!


No fim, como tivemos 3 dias inteiros na cidade, deu pra fazer muita coisa - mesmo com a incansável chuva. Não parou de chover ou garoar por nenhum minuto desde que chegamos, infelizmente. E eu já tinha visto a previsão e levado guarda-chuva, mas acho que foi minha primeira viagem debaixo de chuva constante. Tirou um pouco da graça? Sim. Mas mesmo assim, foi muito bom "apresentar" Istambul ao R., rever as construções históricas, comprar temperinhos no Spice Bazaar, passear sem rumo pelo Grand Bazzar, comer muitos docinhos e baklava, etc, etc.







No primeiro dia em que acordamos lá, após o café, fomos direto pra praça principal onde fica a Mesquita Azul e Hagia Sofia - que agora virou mesquita novamente! Infelizmente a Mesquita Azul estava fechada para reparos e a Hagia Sofia tinha um horário restrito de visitação por conta das orações, então fomos fazendo outras coisas pra dar a hora da visitação.


Passeamos pelo Palácio Topkapi, almoçamos, andamos pela praça e no fim do dia entramos na Hagia Sofia - é sempre tão impactante, tão foda entrar lá!!!






No dia seguinte pegamos o bondinho pra outro palácio, o Dolmabace. Foi igualmente impactante visitar esse lugar de novo, lembro de como fiquei impressionada na primeira vez. E mesmo agora, uma década depois, tendo viajado tanto nos últimos anos, eu continuei impactada. É lindo e impressionante, e foi ótimo pra ficarmos abrigados da chuva constante.


De lá seguimos pra um lugar que eu só tinha passado rapidamente da minha primeira vez na cidade: a praça Taksim. Ela é realmente incrível, e mesmo com o clima tava bombando de gente indo pra lá e pra cá, turistas e moradores locais. Foi uma ótima oportunidade de andar pela rua Istikal e ver lojas legais, docerias com belíssimas vitrines - e garantimos nosso estoque de Turkish delight! Aliás, dessa vez provei outros doces que não havia comido antes e afirmo que são todos incríveis... pra quem gosta de coisas com nozes, pistache, é um paraíso mesmo!







No fim do dia fizemos o tal do banho turco, vou deixar o print do que escrevi nos meus stories na época:





No nosso último dia visitamos um outro lugar que eu não tinha visitado quando fui sozinha: a Cisterna da Basílica, uma construção do império bizantino e que foi utilizada como cisterna de água que abastecia a cidade e região por séculos. Hoje é só uma atração, mas é um lugar muito impressionante - parece que você tá entrando num filme do Indiana Jones ou algo parecido!


Também passeamos por uns bazares e voltamos na região do Palácio pra visitar a antiga igreja Hagia Irene, que ao longo dos séculos não foi transformada em mesquita. É uma construção do século VI está em restauração, mas achei o preço salgado só pra visitar ruínas.


Ainda pra matar o tempo e fugir da chuva, fomos ao Museu de Artes Turcas e Islâmicas, que antigamente era um hipódromo romano.










Devo confessar que foi ainda melhor voltar como gateira, porque o número de gatinhos pela cidade não tá escrito! Em sua maioria são bem cuidados e tratados pela população local - os turcos amam gatos! Além disso, como falei, foi bom voltar em situação não perrenguenta e poder comer umas coisinhas diferentes e simplesmente ter mais liberdade pra fazer os passeios sem ficar pensando muito no custo. Não que tenhamos esbanjado - nosso hotel, por exemplo, era super super simples, mas enfim.


Agora quero voltar pra Turquia em época mais primaveril ou outonal e conhecer alguma cidade na costa ou ir pra Capadócia!

Web Analytics
Back to Top