Valle del Arco Iris, um dos nossos passeios preferidos no Atacama | Chile #6

/

O passeio para o Valle del Arco Iris não estava nos nossos planos. Eu pessoalmente tinha até lido um post num blog a respeito, mas não me interessei muito não - o Atacama tem tantas atrações incríveis que essa parecia empalidecer diante das outras, mas ledo engano. Então já começo esse post dizendo que se você for pro Atacama um dia, não deixe de fazer esse passeio. A paisagem, o trajeto, a história... é um conjunto de fatores que faz do local uma das coisas mais legais que já fiz em viagens!

O passeio na verdade é do Valle del Arco Iris e Yerbas Buenas, onde temos acesso à vários hieroglifos em pedras feitos por povos atacamenhos há muitos e muitos anos - é bem legal! Nesse tour éramos os únicos brasileiros - tinha também coreanos, italianos e colombianos, então o guia passou a maior parte do tempo falando inglês, mas ele também falava espanhol e portunhol. Vimos desenhos que representavam fertilidade, plano térreo e plano espiritual... e até mesmo um macaco, hahaha. O guia explicou que obviamente não existem macacos na região do Atacama. Então a teoria é de que por conta dessa região do Chile fazer parte da Rota Inca, algum comprador/vendedor chegou na região trazendo um macaco da selva, seja para fazer uma troca (por uma lhama, de repente) ou só por trazer mesmo.

Passamos um tempo subindo nas pedras, observando os desenhos e aprendendo sobre algumas plantas e animais da região - aliás, tem que tomar um certo cuidado pois não há segurança nenhuma, é muito fácil escorregar e cair e o guia ajudou a minha mãe algumas vezes nesse processo.



vale del arco iris, atacama, chile


vale del arco iris, atacama, chile




Seguimos na van por mais uns minutinhos até o Valle del Arco Iris em si, que é uma região maravilhosa cujo nome vem das diferentes cores das pedras e serras ali presentes. A coloração diferente deve-se ao fato de que há diversos tipos de minerais na composição daquelas rochas e é um prato cheio pra tirar fotos lindas!

O guia nos deixou bem à vontade por ali e fizemos um percurso de uns 40 minutos bem tranquilo, sem subidas ou descidas, porém sempre expostos ao sol. Por isso crianças, é importante lembrar do protetor, chapéu e água!

Cada um ficou tranquilo fazendo tudo no seu ritmo, e esse foi o passeio onde mais senti que pudemos apreciar a paisagem com calma. Sentamos nas pedras, tiramos foto, vimos um burrinho, conversamos com o guia... e depois voltamos pra perto da van, numa sombrinha, pra tomar o café-da-manhã. O café acabou ficando tarde e já estávamos morrendo de fome, mas pelo menos deu pra bater um papo com os coreanos do nosso grupo, foi legal!

vale del arco iris, atacama, chile

vale del arco iris, atacama, chile

vale del arco iris, atacama, chile

vale del arco iris, atacama, chile






vale del arco iris, atacama, chile



O Valle del Arco Iris não é um dos passeios mais procurados e/ou indicados pelas empresas, mas cara, nós gostamos muito, muito mesmo! E como é um passeio que não toma o dia inteiro, acho que dá super pra fazer no começo, quando você chega no Atacama, pra não cansar muito e já dar de cara com paisagens legais. Eu gravei algumas explicações do guia (e algum dia editarei esses vídeos e volto pra atualizar esse post), mas confesso que agora, já passado um mês que visitei, não lembro de muita coisa - com exceção da história do macaco lá em cima, rs.
Web Analytics
Back to Top