Rotina de cuidados com a pele | Noite

/

Dando sequência ao post anterior, aqui vou contar um pouco da minha rotina de skincare noturna. Não é mega básica, mas também não é super incrementada (eu pelo menos não acho!). No último mês mudei muita coisa devido à uma visita à dermatologista - e também com leituras e descobertas novas.

O princípio da rotina da manhã - de lavar, tonificar, tratar e hidratar - é praticamente o mesmo. A diferença é que à noite rola a limpeza dupla (o famoso double cleanse) e nada de protetor solar! Pra mim esse estilo se adapta super bem porque tenho o hábito de tomar banho à noite de qualquer jeito, então é mais fácil e gostoso ter esse momento de "cuidado diário" quando me sinto limpinha, relaxada e tal.

Os passos da noite podem ser resumidos em:

1) Retirar maquiagem/protetor solar
2) Limpeza "grossa"
3) Limpeza no banho
4) Tonificar
5) Séruns e tratamentos
6) Hidratar


1) Retirar a maquiagem/protetor


Eu uso maquiagem pra trabalhar todos os dias. E mesmo quando não uso, tô sempre de protetor solar, e o protetor japonês que uso é potente, não sai da pele fácil não. Então limpar bem é importante pros outros produtos penetrarem bem na pele.

Eu começo usando um removedor de maquiagem dos olhos da Nivea mesmo - eu prefiro porque como uso máscara à prova d'água (meus olhos lacrimejam demais!), esse demaquilante já tira bem o delineador e máscara.

Fonte


2) Limpeza "grossa"


Esse passo consiste em tirar a maquiagem/protetor do rosto com um produto oleoso. Essa dica aprendi com minha guru de pele e cara, dá muito certo. Já vi várias pessoas na internet falando desse tipo de produto e vale muito a pena investir. E sim, sei que dá medo ler "pele" e "óleo" na mesma frase, mas acredite, só esses bichinhos pra tirar mesmo toooooda a maquiagem e sujeira. Eu usei o da Emma Hardie por meses e recomendo, é um produto maravilhoso, cheiroso e tudo de bom, mas é caro. Até que o custo-benefício não é péssimo, mas podia ser melhor. No momento tô usando um outro da marca Eve Lom tamanho viagem (queria testar) e gosto. Ele funciona tão bem quanto o da Emma Hardie, mas é menos cheiroso e aí perde ponto pra mim. Amo coisa cheirosa!

Como esse tamanho viagem é pequeno e ia acabar logo, comprei um japonês pra testar, o Medicated Deep Cleansing Oil da DHC. Ainda não usei, quando usar volto aqui pra contar.



3) Limpeza no banho


No banho eu uso o meu Clarisonic junto com o sabonete líquido da Etude House, marca coreana, chamado Wonder Pore Deep Foam Cleanser. Ele é muito bom e rende bem, mas algumas pessoas podem não gostar porque ele é bem grossinho e até parece um esfoliante por causa das suas micro esferas. Não vou recomprar porque tenho um outro na mira pra testar, mas se não gostar desse outro, volto pra ele.



4) Tonificar


Aí depende do dia. Às vezes uso o mesmo tônico da manhã, o Glow Tonic da Pixi. Às vezes uso o tônico de ácido glicólico da marca Peter Thomas Roth. Já estou no meu segundo tubo e recomendo, porque vem muito produto e dura horroressss. Mas, ele tem 10% de ácido glicólico, então é bem forte. Pra quem não tá acostumado tem que começar de leve, porque o bicho faz a pele arder no começo.



5) Séruns e tratamentos


Acho que aqui é que mudei bastante nos cuidados nesse último mês pois comecei a usar ácido retinoico. Minha dermatologista disse que esse ácido é a melhor coisa que você pode fazer por sua pele, e já vi tanta gente na internet falando maravilhas dele que resolvi começar por conta. A dermato me explicou que existem duas variações: o retinol que você compra sem receita e o com receita. De acordo com ela, o retinol vendido com receita (que na verdade chama tretinol) é muito forte (mesmo aquele com dosagem baixa) e agressivo pra pele. Ela basicamente disse que não valia a pena começar com isso, que essas marcas de dermocosméticos que vendem retinol a 0,5, 1 e até 2% já dão conta do recado.

Então comecei com o retinol 0.5% da The Ordinary. Eu tava aplicando algumas gotinhas todo dia na pele e na primeira semana minha pele descascou em volta do nariz e no meu "bigode chinês". Aí resolvi mudar o procedimento e só uso ele 4 vezes na semana. Nos outros 3 dias eu pulo essa etapa ou uso algum outro sérum.



Às vezes, quando dou essa pausa do retinol, uso meu creme de peróxido de benzoíla também recomendado e comprado com minha dermatologista. Ele é suuuuuuuuuuper forte e na primeira vez acho que passei um pouco demais. E mesmo com minha pele sendo relativamente acostumada com produtos fortes, fiquei vermelha igual um pimentão! Ele é super recomendado pra controlar a acne e realmente não tenho tido breakouts - no máximo uma quase espinha aqui e ali.

6) Hidratar


Na hidratação tenho usado uns cremes mais básicos mesmo. Antes eu tinha muito essa preocupação de comprar hidratante recomendado pra pele oleosa, mas como minha pele está menos oleosa desde o retinol e vitamina C, tô usando um da Garnier chamado Moisture Bomb. Ele é antioxidante e contém ácido hialurônico na fórmula, então ajuda a reder a água na célula. O melhor dele é que ele é super refrescante mas hidrata mesmo a pele, e o preço é muito convidativo!

Vario esse com um da Nivea normalzão pra pele seca (!). Nem acreditei quando comprei um hidratante pra pele seca. Mas é que como o retinol tinha descascado minha pele fiquei meio com medo, então quando sinto que preciso, uso esse e de boa. Mesmo que a pele fique um pouco melequenta, eu vou dormir mesmo, então sem problema!

Finalizo com um hidratante pra área dos olhos, o de abacate da Kiehl's. Já estou no meu segundo potinho e recomendo demais, mas tô querendo comprar um outro quando esse acabar porque testei uma amostra grátis de um coreano e fiquei apaixonada! hahaha



Ah, esqueci de falar que tenho usado também aquele óleo famoso da Kiehl's, o Midnight Recovery. Menina, ele é maravilhoso. A pele não fica oleosa e acorda super viçosa e bonita, sinto diferença quando uso o bendito. Às vezes misturo ele no hidrante (se tô com preguiça). Se tenho mais tempo/paciência, passo ele primeiro, espero dar uma absorvida uns minutos e depois volto pra passar o hidratante.



Então é isso. Uma vez por semana passo uma máscara de argila (não lembro a marca, comprei na Boots) e vou seguindo. Esse momento de skincare noturno é definitivamente o meu preferido no dia, sinto que estou me dando um pouco de amor e carinho. E vocês, usam alguma coisa legal? Tem alguma recomendação? Conta aí nos comentários!
Web Analytics
Back to Top