Suíça #2 - Berna, linda é pouco

/

Desembarcamos em Basel ainda de manhã e já achei o maior barato ver placas indicando França, Suíça ou Alemanha. A cidade tá ali na fronteira, então é possível seguir pra três países diferentes chegando em Basel. Passamos pela imigração (o agente falou umas palavrinhas em português!) e compramos o ticket do ônibus pra estação central de trem - e deve ter demorado 15 minutos no máximo, muito rápido!

Na estação procuramos a plataforma do trem que ia pra Berna e como não tínhamos muito tempo, só compramos uma bebida e um croissant na estação e seguimos viagem. O trajeto dura mais ou menos 1 hora e obviamente é lindo - no caminho você já vai vendo as belezas das montanhas, o verde da grama, as vaquinhas... tudo muito muito suíço.

Ao chegar em Berna a Gabi tava nos esperando na estação. De lá pegamos um outro trem rapidinho pra casa dela pra deixar as malas e fomos pro centro de Berna usando um meio de transporte que me agrada muito: bicicletas! A Gabi e o Matthew tem bikes para visitas (que ideia genial!) e após regularmos as alturas dos bancos (afinal de contas, eu com o meu 1.55cm não consigo pedalar qualquer bicicleta não, rs), fomos pelas estradinhas mais lindas.





Eu suspirava. Que sonho. Que sensação mais maravilhosa pedalar num caminho lindo daqueles, num dia de céu azul, sol e friozinho, batendo o maior papo com a Gabi. Foi um daqueles momentos que pensei comigo mesmo: "Bárbara, sua sortuda filha da mãe!", hahaha. E isso não foi nada. Porque quando estávamos chegando em Berna mesmo e cruzamos a ponte, na minha cabeça parecia um filme. Maaaaano, a vista que você tem atravessando aquela ponte é coisa do outro mundo. Eu tava tentando me concentrar pra não deixar o pneu da bike encaixar no trilho do tram, mas não conseguia parar de admirar a vista. Simplesmente maravilhosa!!!! Pra mim o passeio já teria valido se terminasse ali.



Estacionamos as bikes e fomos até o parlamento, que nem sempre é aberto à visitas e justamente por isso a Gabi achou indispensável entrarmos. Somente algumas salas estavam abertas, mas já valeu porque o lugar é lindo. E não perdemos a oportunidade de falar um "fora, Temer" sentadas no parlamento suíço, claaaaro.





Porém estávamos famintos e a Gabi sugeriu um restaurante chamado Le Mazot que é especializado na batata rösti. Eu amo batata, mas mano, essa batata é outro patamar. Ela é meio que cozida, ralada e frita depois e você pode escolher os acompanhamentos, tipo bacon, presunto, queijo, etc. Eu fui de mac and cheese e tava delicioso, mas o prato é gigante e eu não dei conta. Para padrões suíços não foi tão caro - se não me engano, o prato era tipo uns 18 francos - e enche demais, então já fica a dica!



De lá andamos pela rua principal da cidade, tiramos muitas fotos e aprendemos várias curiosidades com nossos guias. Eu já estava encantada com Berna, mas o dia começava a dar sinais de escurecer. Passamos no mercado pra comprar ingredientes pra fazer um fondue (e eu e R. abastecemos o estoque de chocolate aqui de casa) e quando nos preparávamos pra fazer o caminho de volta pra casa, o pôr-do-sol não deixou. Fizemos duas paradas pra admirá-lo e fazer umas fotos, que presentão!




No dia seguinte voltamos pro centro de Berna, mas dessa vez a pé. A Gabi nos levou pra vários lugares - passamos por um cemitério lindo, pontes, parques e eu não sabia nem o que fotografar, porque a cidade é uma pintura, ainda mais agora no outono, a paleta de cores estava absolutamente maravilhosa! A previsão era de chuva e eu estava a postos com meu casaco à prova d'água, mas tivemos muita sorte porque ficou só nublado mesmo.

Andamos pelo centro velho, descemos até a parte baixa da cidade, tomamos sorvete, e conversamos, conversamos e conversamos. Depois subimos de novo, fomos até a universidade da cidade, passamos pela estação de trem principal, enfim, um puta tour de Berna meeeesmo. Nesse dia acho que andamos uns 15km, mas valeu muito à pena!

berna outono suiça


berna outono suiça

berna outono suiça




berna outono suiça

berna outono suiça


À noite o Matthew fez o fondue e foi maravilhoso, preciso de um kit de fondue agora! Tem coisa mais gostosa que queijo derretido e pão? Desculpa, não tem.

Berna é uma cidade muito, muito, muito linda. Linda num nível Viena, Munique, sabe? Tipo, se eu não tivesse conhecido essas cidades na Áustria e Alemanha, acho que teria ficado ainda mais impressionada, porque é impressionante mesmo. Mas mesmo já tendo visitado cidades "parecidas", eu suspirava a cada esquina.

E sim, a Suíça é cara pra cacete, e mesmo comprando coisas no supermercado e ficando com amigos, gastamos pra caramba. Então é foda. Mas dá pra fazer. Ainda mais que Berna é pequena e em um dia você consegue ver tudo - e se ficar mais um consegue visitar os arredores e fazer uns passeios na natureza, então coloque a Suíça no seu roteiro pois não vai se arrepender!
Web Analytics
Back to Top