Italiano: amore della mia vita!

/

Eu estudo inglês desde os 10 anos de idade. Além disso, sempre gostei de línguas, sempre tive interesse por inglês e também espanhol (o Hernandes no nome não nega), e por volta dos meus 18 anos, comecei a me interessar por italiano, por causa da Laura Pausini.

Engraçado éque não tenho absolutamente nada de italiano na família, na vida, nada. Mas nunca me esqueço do dia em que vi uma apresentação da Laura cantando "Strani Amori" e eu simplesmente conseguia entender a música. Foi uma coisa meio instintiva, meio louca mesmo. Ela cantava "Ma sapevo che era una bugia" e eu sabia que ela estava dizendo "Mas sabia que era uma mentira". Bizarro.

Com o interesse, comecei a utilizar a internet como ferramenta de busca de materiais para estudar sozinha - usei o BBC Learning Languages - incrivelmente bom, com vídeos, podcasts, resumos gramaticais e itens culturais também. Então com o BBC e ouvindo músicas da Laura, fui adquirindo um bom listening e vocabulário também.

Mas, por conta da faculdade e do trabalho, eu não tinha dinheiro tempo pra fazer um curso de verdade. E essa rotina de sites + músicas durou até 2010, quando me formei. Até lá, além de Laura, fui descobrindo outros cantores e bandas italianas, como Giorgia (qualquer dia faço um post exclusivo), Tiziano Ferro, Nek, Elisa, Paola e Chiara, etc.



Em 2010 eu trabalhava numa escola no meu bairro chamada Winners. Era uma escola pequena, mas que trabalha com um material de primeiríssima qualidade e contava com um bom quadro de professores (modéstia parte). E foi ali que iniciei meus estudos de italiano, estudando por um semestre com o livro Progetto Italiano. Eu gostava bastante das aulas, a professora era muito boa, tinha um italiano impecável e trazia muito material extra. Nessa época tive contato com outros livros didáticos, além de gramáticas e dicionários.

No semestre seguinte, por conta de problemas pessoais, essa professora não poderia mais trabalhar lá na escola. Além disso, eu comecei a trabalhar em outro lugar, e por isso, passei a buscar outra escola pra continuar meus estudos. Cogitei várias, como a L'Accademia e Monte Bianco, mas foi no ICIB (Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro) que encontrei os melhores preços e principalmente horários pra estudar.

Fiz o curso de férias equivalente ao Básico 2. Não gostei. O material utilizado é o Linea Diretta, por sinal muito bom, mas a professora, muito fraca. Aulas mal preparadas, instruções mal dadas, falta de prática guiada... enfim. E olha que os professores desse instituto são todos italianos! Mais uma prova de que o fato de você ser gringo não te faz ser bom professor. No semestre seguinte, fiz o curso regular (1x por semana). Achei o professor um pouquinho melhor, mas nada de excepcional. Mesmo assim, sinto que evoluí bastante! Nessa época adquiri diversos materiais: gramáticas (In Italiano), livros com frases prontas (Fale tudo em italiano!) e livros para auto-aprendizagem (Assimil).


Desde então, tenho tido uma relação irregular com o idioma: estou sempre ouvindo música, mas poucas vezes sentando pra estudar de fato. Pretendo, nas férias, voltar a estudar e no ano que vem criar uma rotina de estudos. Gosto muito de italiano e quero me tornar fluente, tirar algum certificado, como o DITALS (Certificazione di Competenza in Didattica dell’Italiano a Stranieri) ou o CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera).

Abaixo, vou compartilhar algumas coisinhas de italiano. Primeiro o meu link da pasta de italiano no Delicious, site onde guardo todos os meus favoritos relacionados à qualquer coisa. Depois, alguns materiais que subi pro 4shared:


Assimil - modo autodidata para aprender a língua no contexto, através de situações do dia-a-dia como ir ao restaurante, alugar um carro, etc. http://www.4shared.com/folder/ANOKSGUj/Assimil.html

BBC - Cool Italian - Curiosidades e pontos interessantes da língua. http://www.4shared.com/rar/oyGGap6Q/BBC_-_Cool_Italian.html

Dizionario per Immagini - Dicionário de imagens bem completo. http://www.4shared.com/file/HqWJxcRG/dizionario_per_immagini.html



I Verbi Italiani - conjugações, diferentes tempos verbais, etc. http://www.4shared.com/office/m99m9AeQ/i_verbi_italiani.html

Bons estudos!
Web Analytics
Back to Top