Último da Coreia: Memorial da Guerra e comidas

Nosso último dia de Coreia seria longo: faríamos o check out do hotel e iríamos pro aeroporto à noite, já que nosso vôo pra Doha (Qatar) seria lá pelas 11 da noite. Sendo assim, não acordamos tão cedo, ainda mais porque muita coisa já estava arrumadinha nas malas.

No dia anterior eu tinha feito várias compras, mas não tinha ido numa loja da Missha, uma marca que adoro e sempre compro online. A loja era super perto do nosso hotel, então deu pra eu olhar minhas coisinhas de boa, sem muitos turistas por perto (apesar de que a vendedora ficou em cima como nas lojas no dia anterior...). De lá, pegamos um ônibus pra conhecer o War Memorial.

Quando fomos pro Vietnã, foi uma experiência muito enriquecedora conhecer a versão deles da história em relação à guerra com os EUA, assim como no Laos. Então pra nós que gostamos de história, seria uma oportunidade super interessante conhecer esse museu em Seoul. Porém, não foi tão fácil chegar. Ao descer do ônibus, o mapa nos levou pra umas ruas e não víamos o museu de jeito nenhum. Google Maps, Naver Maps, e depois de zanzar por quase uma hora, atravessamos a avenida e conseguimos achar a entrada!

Por coincidência, era feriado na Coreia naquele dia, o que significou que o museu estava lotado! Deixamos nossas mochilas nos armários na entrada e fomos explorar, principalmente as sessões que focavam na Guerra das Coreias e o envolvimento dos EUA. Mas gente... fazia muito calor e não tinha ar condicionado no museu. Eu tava meio doente pra completar, e aquele calor me deixou ainda mais molenga, sabe? Nossa, foi difícil me concentrar.

No fim, ficamos andando por umas 2 horas, mas achamos um banco e encostei no R. e até cochilei. Caía uma chuva, e esperamos um pouco mais antes de seguirmos pra nossa próxima parada: um almoço Kormex! Explico: no guia de viagem que comprei (da Lonely Planet), vimos essa dica de que existem vários tipos de fusion na culinária coreana, e que essa mistura de coreana com mexicana tava super em alta. Pegamos a dica do restaurante que ficava no bairro de Itaewon e fomos.

O bairro em si parecia muito agradável, e aparentemente é super trendy com vários restaurantes e tal. A vibe parecia ótima, mesmo durante a semana no começo da tarde. Chegamos no Coreano's e nos deliciamos com essa mistura inusitada de comida mexicana com toques de coreana: tava bom mesmo!

De lá, resolvemos ir pra uma outra região atrás de um mercado de eletrônicos que parecia cidade-fantasma. Como era feriado, não tinha quase ninguém, várias lojas fechadas e um clima péssimo! Nessa altura do campeonato eu já não tinha mais forças pra caminhar, mas pegamos um pôr-do-sol lindo no caminho pro ponto de ônibus. De lá, voltamos pra região de Insadong, onde nos hospedamos.

Na rua tinha um busker com piano cantando lindamente, mesmo. Paramos pra assistir e ficamos lá deixando as lágrimas correr, pensando no tanto que aconteceu na nossa vida em 2022 e nossa esperança por um 2023 melhor. Não sei o nome do cantor, mas ele tocou muito nos nossos corações.

Aproveitamos pra comprar as últimas lembrancinhas e provar um outro prato coreano super famoso que ainda não tínhamos comido: o bibimbap, um arroz misturado com legumes, carne e ovos. Os ingredientes vem num pote e você mesmo acrescenta os molhos e mistura tudo! Achei bem gostoso, uma das refeições que mais curti na Coreia.

Já era noite, então caminhamos pro hotel pra buscar as malas e começar a saga (que nem imaginávamos) até a estação de onde sairia o trem pro aeroporto de Incheon. Lembra no primeiro post que comentei que chegamos por outro aeroporto? Pois é. Pesquisando, vimos que tinha ônibus pra Incheon também, mas o recepcionista do hotel disse que seria mais fácil esse trem... ledo engano. Só de baldeações e caminhadas nas estações, levamos UMA HORA.

Sim, porque tínhamos que descer as malas de escada pois não tinha elevador, várias baldeações e andanças dentro da própria estação, compramos bilhetes errados... mas enfim, o trem só compensa se você está hospedado perto da Seoul Station. Caso contrário, pegue o ônibus!

E assim termina essa série de posts sobre a Coreia. Foi muito legal, muito bacana, e eu acho que até voltaria porque Seoul é muito agradável. Mas não tem jeito, ter visitado o Japão antes acabou tirando um pouco o brilho desse país pra mim. Quem sabe daqui a muitos anos eu não volte e goste ainda mais?