Foi-se Janeiro

/

O primeiro mês de 2018 acaba hoje e até agora tô meio sem entender - como assim já acabou janeiro? Honestamente, cada ano que passa eu sinto que o tempo passa mais e mais rápido. Parece que foi ontem que voltamos de férias do Brasil e amanhã já entra fevereiro, meu deus!

Esse começo de ano foi meio esquisito pra mim: o retorno das férias foi super agridoce e algumas mudanças aconteceram no trabalho, pra completar essa confusão toda de sentimentos. Nada muito diferente não, mas voltei à trabalhar dando aula pra turmas novas, então tive que aprender os nomes, conhecer gente nova... tudo isso tira a gente da zona de conforto. Antes eu tinha as mesmas turmas desde, sei lá, agosto - até dezembro. Então os alunos me conheciam, tava tudo tranquilo.

Aí você começa turmas novas, alunos novos... e sempre rola aquela desconfiança - "mas você que é a professora?". Eu sei que minha vida de professora aqui na Irlanda será sempre acompanhada desse sentimento, principalmente vindo de alunos brasileiros, mas mesmo assim, às vezes irrita um pouco.



Outro dia o cara ficou completamente chocado, uma semana após ter entrado na turma, que eu era brasileira. Tipo, ele já tinha tido 5 aulas comigo - umas 8 horas no total - e quando alguém comentou que eu era brasileira, ele veio interrogar. Ao entrar na sala numa segunda-feira, ele sem nem falar "hi" dispara: "so you're Brazilian?!!". Ficou a aula inteira me olhando desconfiado (mas o cara já tinha tido aula comigo a semana anterior toooooda). E aí aos poucos a cara fechada foi dando lugar ao sorriso, e passou. Sempre passa. Me dá muita vontade de sair chutando o balde: "do you honestly think they would have hired me if I wasn't qualified enough?", mas estou sendo injusta - o feedback que recebo dos alunos é sempre extremamente positivo e me sinto feliz de fazer o que amo todos os dias.

O curso de italiano acabou - quer dizer, o nível que eu estava fazendo, que era o B1.2. Teoricamente terminei o nível intermediário e seguiria para o B2, mas como vou viajar e ficar 6 semanas fora, perderia muitas aulas, então não vou me rematricular no Instituto agora - talvez em setembro, mas ainda preciso pensar melhor sobre como vou seguir os estudos de italiano.

E falando nisso, esses dias tenho dado pra uns grupos de adolescentes italianos no período da manhã e é uma experiência bizarra, porque eu entendo praticamente tudo que eles falam, mas finjo que não. Semana passada uma aluna perguntou se eu sabia falar italiano porque pronunciava o nome de todos perfeitamente, ao que respondi: "maybe I do, maybe I don't". Acho que com os adolescentes, não vale a pena falar que entendo porque aí sim eles não vão se esforçar pra falar inglês meeesmo.

Até neve esse mês teve!


Nesse fim de semana que tá chegando vamos fazer uma viagem curtinha pros países bálticos e depois o resto do mês vai voar - e ainda temos tanta coisa pra fazer! Já fomos atrás dos vistos e vacinas para a viagem pra Ásia e agora estamos no processo de finalizar o roteiro para todas as cidades, mas é muita coisa - e olha que estamos organizando essa viagem há muuuuito tempo.

Ainda sobre viagem, preciso terminar de escrever sobre o Chile - ainda não acabei e quanto mais tempo passa, mais eu fico "ai meu deus, vou esquecer tudo". Queria terminar de escrever a respeito e postar aqui no blog antes de partir pra Ásia, vamos ver se dou conta.


Vou ficando por aqui e deixo a pergunta: você também sentiu que janeiro passou voando? quais os planos pra fevereiro? animado pro Carnaval?
Web Analytics
Back to Top