Tudo começou com o simples fato de que queríamos muito visitar Bran, onde fica o "castelo do Drácula". E entre aspas porque o castelo tem pouca relação com o cara, mas depois a gente fala disso. A questão é que até existem passeios guiados pra lá, mas é tudo bem caro. Claro que fazendo o passeio guiado você vai num carro confortável, tem guia explicando tudo... mas não estávamos a fim de pagar 80, 100 euros numa brincadeira dessa. Ainda mais se havia a possibilidade de ir por conta!
Então lá vai a Bárbara e o R. procurar sobre como ir pra Bran de transporte público. Algumas pessoas ensinam em fóruns do Trip Advisor e nós anotamos tudo. Onde pega o trem, onde pega o ônibus, onde desce... compramos as passagens de trem online uma semana antes e estávamos munidos de nossas anotações.
Mas aí uns dias antes de irmos minha amiga Carol deu uma dica de um colega dela da Romênia: use Uber por lá e não pegue táxi de jeito nenhum! E cara, essa dica salvou o fim-de-semana. É realmente muito raro pegarmos táxi quando viajamos, mas usamos tanto o Uber por lá e foi super baratinho. Mas isso fica pra outro post também.
A verdade é que no fim das contas, o trajeto até chegar na Transilvânia foi o seguinte:
Uber do hotel até a estação Gara Nord (coisa de 10 minutos)
Trem de Bucareste até Brasov (quase 3 horas)
Uber da estação de trem de Brasov até uma das estações de ônibus (10 minutos)
Ônibus de Brasov até Bran (uns 45 minutos)
Foi um rolê - isso sem contar tempo de espera de ônibus e coisa e tal. Mas chegamos em Bran!
Bran é uma vilazinha de aproximadamente 5 mil habitantes na região de Brasov conhecida basicamente pelo seu castelo, que fica na borda da região da Transilvânia com a Valáquia.
Apesar do castelo ter pouquíssima conexão com Vlad, personagem que teria inspirado Bram Stoker a escrever "Drácula", foi legal visitá-lo. Descobrimos que na verdade, o castelo foi residência da Família Real Romena e o lugar preferido da Rainha Maria, neta da Rainha Vitória (aquela mesma que foi rainha da Inglaterra por 63 anos).
O castelo por fora se encaixa na descrição que o autor irlandês criou para a possível morada do vampiro mais famoso do mundo, masss estudiosos dizem que o castelo original, que inspirou Bram Stocker mesmo, fica em outro lugar da Romênia.
Mesmo assim, gostamos muito de visitar o castelo. Em cada sala há informações sobre a família real romena mas também sobre Bram Stocker, quem teria sido o tal de Vlad, lendas sobre vampiros, etc...
E falando em Vlad, quem foi o tal empalador que inspirou o personagem do Drácula? Bem, Vlad foi príncipe da Valáquia e é famoso por ter sido um cara cruel, que se inspirou em outras formas de tortura pra personalizar o empalamento de suas vítimas. Então as histórias iam se espalhando e não é difícil imaginar que elas foram se desenrolando pra descrever atos de beber sangue de suas vítimas, etc. A verdade é que Vlad Tepes acabou sendo morto e há varias teorias para sua morte - uma delas é que ele tenha sido assassinado pelos otomanos. Ele foi decapitado e sua cabeça enviada à Constantinopla.
Já a origem do nome tem duas teorias: uma é de que em irlandês, "Drac Ullah" é traduzido como "bad blood", sangue ruim. Outra é de que o nome é baseado no sobrenome de Vlad significando "filho de Dracul".
A história toda é muito fascinante e por isso valeu a pena estar lá, no castelo que representa essa parte da lenda romena e um personagem tão icônico!
Bran é uma vilazinha fofa mas não tem nada pra fazer lá não. Então eu não indico passar tantas horas pegando trens e ônibus pra chegar até lá, a não ser que você vá conhecer outras vilas fofas na região. Aliás, muitos dos passeios que vimos sendo vendidos também fazem uma parada em Sinaia para visitar o castelo de Peles - que queríamos muito visitar, mas uma rápida pesquisa uns dias antes de irmos nos indicou que o castelo estaria fechado pro inverno, então perdemos a chance de conhecer!