Atenas #1 - a Ágora de Atenas e o Museu Arqueológico

Atenas é uma cidade muito importante para nossa civilização. E apesar da recente crise na Grécia, protestos, desemprego e não sei mais o quê, não tem como não fechar os olhos quando se pensa em Atenas e não pensar em filosofia, deuses, templos e tudo relacionado ao assunto.

Então antes mesmo de pesquisar sobre a cidade já sabia que ia ter muito templo e museu pra visitar e que eu não queria ficar saturada de tudo. Então vimos o que o Acropolis pass englobava (falei dele nesse post aqui) e a única coisa que não estava inclusa que queríamos ver era o Museu Arqueológico.

Massss, depois de ter visitado o museu da Acrópole que custou metade do preço e foi muito mais interessante, não sei se recomendaria fortemente o Museu Arqueológico, que saiu 10 euros. Mas tá, se você tem tempo, interesse e o dinheiro não vai apertar, se joga!

museu arqueologico de Atenas

Nossa escolha foi começar por lá justamente porque acordamos tarde no primeiro dia - nosso voo havia chegado tarde na noite anterior e fomos dormir pra lá de uma da manhã. Então tomamos o café do hotel nos últimos minutos antes de fechar, nos arrumamos e meio-dia estávamos no museu. E foi uma boa ideia porque não ha condições de se fazer nada externo ao meio-dia em Atenas, não dá. O museu é uma boa pedida por motivos de ar-condicionado, claro, risos.

O Museu Arqueológico de Atenas é dividido nas seguintes coleções: Antiguidades pré-históricas, Esculturas, Trabalhos metalúrgicos, Vasos e pequenas obras de arte e Antiguidades Egípcias.

Na parte de antiguidades pré-históricas você encontra coisas como a máscara de Agamemnon (máscara de ouro funerária) de 1550 antes de Cristo ou copos da era micênica - da Idade do Bronze na Grécia. Já nos trabalhos metalúrgicos e vasos, uma variedade de objetos, cálices e engenhocas gregas muito, muito velhas. E assim o museu vai.

Pra nós, o mais interessante são sempre as esculturas. No museu é possível encontrar a escultura de vários deuses e lendas gregas, como Zeus, Poseidon, Dionísio e claro, a magnifica Atena. Ficamos um tempão olhando e fotografando as esculturas, mas aproveitamos também os banquinhos e assentos espalhados pelas salas pra dar um descanso para as pernas também.

Depois de almoçar, pegamos o metrô e voltamos pra região de Monastiraki onde fica a Ágora de Atenas.

A Ágora era basicamente um local público central - o nome significa local de reuniões ou assembleia. Era o centro atlético, artístico , espiritual e político da cidade.

Dentro da Agora de Atenas é possível ver diversas ruínas do que teriam sido templos, altares, plataformas, estátuas, etc, etc. Então você tem que usar um pouco da imaginação pra enxergar além do pó e das ruínas, mas duas partes específicas valem a pena ser visitadas - a Stoa de Attalos e o Templo de Hefesto.

A stoa (ou estoa) nada mais é do que um elemento arquitetônico muito utilizado na Grécia Antiga, que consistia de um corredor coberto. Essa em particular foi reconstruída por arquitetos americanos nos anos 50 e hoje abriga um pequeno museu, mas não curtimos tanto o museu em si. Agora, a arquitetura e colunas do local são realmente magníficas e ficamos um tempão lá nos abrigando do sol e admirando aquela belezinha.

agora de atenas

Já o Templo de Hefesto pra nós foi a estrela do show. Este é um templo extremamente bem preservado e é possível chegar bem pertinho. Hefesto era o deus dos ferreiros, metais, artesãos, fogo e vulcões e havia diversas mecânicas e lojas relacionadas na região em honra desse deus.

Este é o templo grego mais bem preservado do mundo pois suas colunas estão intactas e boa parte do teto original ainda está lá. Mas claro, ao longo dos anos o local já foi usado pela igreja cristã, teve suas decorações saqueadas e todas aquelas outras coisas que aconteceram com vários dos templos na Grécia.

E esse foi o nosso primeiro dia na capital da Grécia e o melhor ainda estava por vir.