Professora em tempo integral

/

Então que eu arrumei um outro emprego. Na verdade, minha vida anda meio bagunçada nesse sentido pois estou como barata tonta andando de um lado pro outro, mas faz parte, não é mesmo?

Tudo começou quando descobri que o A., que foi meu professor no curso preparatório de CPE que fiz em 2014, era diretor (ou como eles chamam aqui, director of studies) de uma super escola no centro da cidade. Nem acreditei. No dia seguinte mandei email pra ele dizendo que eu tinha interesse em trabalhar lá e em menos de uma semana eu estava na sala de aula.

Atualmente, no período da manhã, continuo trabalhando na mesma escola onde estou desde novembro do ano passado. Aí almoço correndo e vou pra outra escola no período da tarde.

É cansativo estar em dois lugares ao mesmo tempo porque você não consegue estar 100% em nenhum dos dois - não consigo participar de reuniões, por exemplo, porque na hora da reunião eu tô no caminho pra outra escola. Mas acho que isso não é um problema. Ambas as escolas estão cientes de que trabalho em outro lugar e por enquanto, super tranquilo.

Vista da escola à tarde (foto de capa)
De manhã dou aula pra duas turmas de Upper-intermediate que é mais um preparatório de FCE misturado com General English que eu curto bastante. A escola tem bastante aluno brasileiro, mas esse ano receberam vários mexicanos, coreanos, paquistaneses, turcos, etc, então tem uma mistura legal na sala.

À tarde funciona assim: às segundas e terças dou aula na unidade do Temple Bar e de quarta à sexta na outra unidade que eles acabaram de abrir perto da Trinity. Nessa segunda escola dou aula pra turmas de Elementary e Beginners respectivamente e o perfil é bem diferente, já que todos os alunos são brasileiros - fora que o conteúdo e a aula são diversos mesmo porque eles estão começando a aprender inglês agora, muitos são recém-chegados em Dublin. 

É uma correria preparar quatro aulas diárias cinco vezes por semana, um verdadeiro desafio. Porque infelizmente não sou paga por preparação de aula, então não posso me dar ao luxo de gastar 2h do meu dia fazendo isso - até porque nem tenho essas horas. Então dou os meus pulos, preparo nos intervalos, adianto as coisas... o bom é que o conteúdo das turmas de upper é parecido e eu já dei aquele material uma vez, então tenho mais familiaridade, fica mais fácil. Mesmo assim, quero fazer um bom trabalho, então dá trabalho! hahaha.

Quando comecei nessa jornada de ser professora de inglês na Irlanda, estava com muito medo, muitas incertezas. Medo de sofrer preconceito de alunos, medo de ser humilhada, sei lá. No entanto, não tenho do que reclamar. As turmas de Upper-intermediate gostam do meu trabalho, direto os alunos me perguntam se eu estudei inglês fora, que é muito legal eu ser professora na Irlanda. Já as turmas de Elementary e Beginner também - outro dia uma aluna, uma senhora nos seus 50 anos, disse que tem orgulho em ter uma brasileira, uma compatriota como professora. Aí um outro aluno, super novinho, de 19, disse: é mesmo, teacher, roubando emprego dos Irish! 

Então eu tô feliz. Cansada, correndo, mas feliz. A minha intenção é me efetivar em uma escola só, já que assim terei um horário de almoço mais normal, poderei focar em procedimentos de somente uma escola e tal. Massss, ao mesmo tempo, sei que na escola onde comecei em fevereiro eu não terei muitas oportunidades de dar aula pra níveis mais avançados, já que não tem jeito, a maioria esmagadora dos professores lá é irlandesa, então eles acabam pegando esses níveis. Isso não é ruim pra mim, porque eu adoro Beginners e Pre-Intermediate e tal, mas por outro lado, ter essa chance de dar aula de FCE na escola da manhã também é muito bom pro meu currículo, sabe? Então por enquanto é vantajoso pra mim dar aula nas duas, mas não vou aguentar esse ritmo por muito tempo - fora que o verão está chegando e eu sei que muito provavelmente uma dessas escolas vai querer que eu assuma turmas no outro turno, então vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Vista da sala da manhã

Web Analytics

@blog_barbaridades

Back to Top