Veados no Phoenix Park

/

A internet já está cheia de posts sobre o Phoenix Park e eu recomendo dar uma lida nesse aqui da Tarsila que resume bem o que é parque e as atrações que ali se encontram.

Eu morei perto do Phoenix Park em diversas ocasiões mas nunca fui frequentadora dele. Quer dizer, já tinha ido caminhar, tomar sorvete ou andar de bike algumas vezes, mas nada demais. O que eu tava faltando, no entanto, na minha experiência Phoenix Park completa, era ver os tais do veados que habitam por lá.

O tipo de veado que enche os campos desse parque é o fallow deer. Eles estão lá desde o século 17 quando eram caçados por esporte e nem sempre foram vistos com bons olhos. Na época da Segunda Guerra Mundial houve uma pressão muito grande por mais espaço no Phoenix Park para que os carros pudessem passar e mais de mil veados foram mortos!

Hoje eles são extremamente queridos e estima-se que 200 filhotes nasçam todo ano por lá. Assim que eles nascem ganham uma tag para que possam ser acompanhados, cuidados, ter seu DNA estudado, etc.


veados no phoenix park


O veado mais velho que se tem registro viveu 14 anos e morreu no verão de 2004 de velhice - seu esqueleto hoje encontra-se numa exibição de mamíferos na UCD. Além disso, em 2005 a população de veados havia crescido tanto que chegou a 800 e quase metade teve que ser morta para que o tamanho do grupo fosse reduzido para mais ou menos 450, que é o tamanho máximo que o parque pode abrigá-los com conforto.

Quando minha mãe esteve aqui em maio desse ano, eu queria muito que ela visse os veados - não só ela, mas eu também, pois nunca tinha tido essa sorte. Estávamos caminhando alguns metros da entrada do parque quando os avistei de longe.

veados no phoenix park


O lance é que eles adoram quando as pessoas levam comida pra eles, principalmente cenouras. Eles ficam atrás de você querendo a comida e comem até da sua mão! É o maior barato.

Como não tínhamos levado nenhuma comida, um cara que tinha um saco enorme de cenouras nos deu algumas para que pudéssemos alimentá-los. Eles são bem menores do que parecem de longe mas igualmente lindos e majestosos. Dá um pouco de medo no começo por causa dessas galhadas deles na cabeça, mas depois você acostuma. Ah, a língua deles é áspera, super estranho, mas a experiência como um todo, única!

veados no phoenix park

veados no phoenix park

veados no phoenix park
Não parecem girafas?! :)
Web Analytics
Back to Top