Adaptar-se é também aprender o sistema imperial

/

Lembra quando você aprende na escola sobre as unidades de medida? Pois é. No Brasil (e praticamente no resto do mundo todo) usamos o Sistema Internacional de Medidas (SI), que é aquele que fala de centímetros, metros, quilômetros, etc.

Pois bem. A Irlanda faz parte da União Européia e por conta disso, foi obrigada à utilizar o SI. Em 2005 o país ainda tinha placas de velocidade em milhas por hora e o Ministério do Transporte teve que rever todos os limites de velocidade.

No entanto, não é raro você ainda encontrar placas em milhas e não quilômetros por aí, principalmente nas entradas do interior.

Bem, se essa confusão ficasse restrita somente à estradas, não seria um grande problema. O problema é que por conta da Irlanda ter ficado sob domínio inglês por séculos, o sistema de medidas não-oficial por aqui é o Sistema Imperial.

Isso significa que eu fico perdida em TODAS as conversas que envolvem inches, feet, miles, lbs (pounds), etc.


- How tall are you, Barbra?
- 1m58cm. You?
- 5 foot 7.
- ????


- I know, he's lost a lot of weight recently. 22 lbs is not for anyone, don't you think, Barbra?
- ?????


- Is the next gas station far from here?
- Not really, Barbra. It's just about 2 miles from here.
- ?????


Quantas e quantas vezes fiquei boiando em conversas onde as unidades de medida aparecem (e não são poucas)? Quantas e quantas vezes tive que pedir pro R. converter as medidas pra mim no meio das mesmas conversas?

Ah, porque tem um detalhe: o sistema oficial por aqui pode até ser o internacional (e eles sabem usar essas medidas), mas TODOS os irlandeses preferem o sistema imperial. Você dificilmente ouvirá um irlandês falando a altura dele em metros e centímetros, ele vai usar feet. Os mais velhos então, pode ter certeza que você só ouvirá lbs, miles e inches saindo da boca deles.

Agora, pior do que tudo isso é que na Irlanda eles tem MAIS UM tipo de medida de peso, que é o tal do stone.

Stone é um tipo de medida para peso e surgiu no Reino Unido e era usado principalmente no comércio, para determinar o peso de mercadorias. Nos anos 60 foi sugerido ao governo britânico que eles passassem a utilizar o SI e 20 anos depois a unidade stone foi removida da lista de unidades permitidas para o comércio no Reino Unido (a mesma legislação passou pra Irlanda também). No entanto, as pessoas ainda usam stone para se referir ao peso de pessoas - é comum você ouvir alguém dizendo que pesa "11 stone 4" (11 stones e 4 lbs) ao invés de "72kg". 1 stone equivale à 14 pounds e 6,350kg.

tabela de conversão unidades de medida


A questão é que não posso depender do R. pra converter as coisas pra mim - o jeito vai ter que ser aprender a conversão na marra (oooou ter um aplicativo esperto no celular pra me ajudar, não é mesmo? alguém conhece algum bom pra me indicar?).

ps.: podia ser pior - nos EUA além dos sistema imperial eles usam coisas como Fahrenheit para temperatura, e a conversão não é tão simples pois é preciso subtrair e multiplicar pra chegar na temperatura em Celcius. Coragem!
Web Analytics
Back to Top