O segundo trimestre do bebê R&B

/

Segundo trimestre do bebê R&B começou um pouco melhor do que o primeiro - não que estivéssemos em paz e tranquilos, porque não estávamos. A verdade é que, pelo fato deu ter tido uma perda com 14 semanas da outra vez, na minha cabeça ainda não estávamos em terra firme.


No entanto, as coisas já estavam melhores: apesar do sono e constipação, continuei sem enjoos, e continuamos fazendo ultrassons praticamente semanais para acompanhar a gestação e nos tranquilizarmos um pouco. Minha grande expectativa pro segundo trimestre era ver a barriga crescer e aproveitar o fim do ano no Brasil!


Então vamos à descrição de semana após semana:





Semana 14

Foi uma semana relativamente tranquila, mas especial, pois foi quando eu compartilhei com o mundo sobre a gravidez. Um momento super temido, mas ao mesmo tempo, eu queria muito falar sobre isso abertamente, colocar no meu blog, redes sociais, etc. Sabia que contar pro mundo me faria bem, e fez. O tanto de mensagem que recebemos não tá no gibi! DMs, whatsapp, tanta tanta coisa, nos sentimos muito amados, sentimos que tava todo mundo torcendo por nós e felizes por nós. No fim dessa semana fizemos um ultrassom com o médico que nos acompanhou no primeiro trimestre e foi tudo certo! Eu estava um pouco preocupada, mas tudo nos conformes!


Semana 15

Durante essa semana, eu me vi um pouco menos paranoica. Acho que foi passar aquele monstro da semana 14, quando tudo aconteceu da última vez, que me senti um pouco melhor. A constipação melhorou, e apesar do sono, me senti até segura pra compartilhar a novidade no meu local de trabalho também (a minha gerente já sabia logo do começo). Fizemos mais um ultrassom no hospital, e tudo certo novamente. O médico não deixou marcada nenhuma consulta pro futuro - como já estava no segundo trimestre e teria uma consulta "oficial" do pré-natal em breve, ele pediu só pra mantê-lo informado por email.


Semana 16

Ainda com sono e a dor na lombar piorou bastante - comprei um travesseiro pra grávida mesmo, que chegou no fim da semana. Quando acordava à noite pra virar de lado, sentia muita dor, e também ao levantar de manhã. Essa dor passava ao longo do dia! Foi no fim dessa semana também que no dia do meu aniversário tive a consulta com o médico, chamada de First Visit Appointment. Assim que cheguei na sala e o médico perguntou como eu estava, desatei a chorar. Expliquei que estava tudo bem, mas que os começo tinha sido muito difícil e que aos poucos eu estava ficando mais confiante.

O médico tinha uma postura mais séria, mas disse pra que eu ficasse tranquila, que a pior fase já tinha passado, que tudo ficaria bem, etc. Fizemos um ultrassom, ouvi o coração do bebê, e ele mediu a circunferência da cabeça pelo ultrassom, disse que tava tudo como esperado, que eu podia relaxar um pouco.


Semana 17 

Fim de semana de comemorações do meu aniversário, fiquei feliz de poder celebrar essa data que acabou passando batida no ano passado. Sentindo muita dor de estômago, constipação e a dor na lombar um pouco mais amenizada graças ao travesseiro de grávida que apelidamos de Marshpillow (entender o porquê aqui: Marshpillow | How I Met Your Mother Wiki | Fandom).


Foto tirada no fim de semana de comemoração do meu aniversário



Semana 18

Essa era a semana em que íamos, após dois anos, ao Brasil de férias! Comecei a ter umas dores de estômago e também do lado direito do abdomen superior. Não o tempo todo, mas quase todas as vezes após me alimentar... um saco! Fora isso, finalmente em semanas tive umas duas noites sem acordar morrendo de dor nas costas.


Semana 19

Já em terras brasilis, sofri um pouco com o calor. Não tanto no sentido de "passar calor" em si, mas com o inchaço. Acordei vários dias com a cara inchada, e os pés, após um tempo em pé ou exposta ao sol/calor na rua, ficavam super super inchados. Me surpreendi com isso, pois nunca tinha tido pé inchado antes! Também definitivamente senti o bebê mexer. Não dava pra ter certeza absoluta, até porque essa sensação começou mais ou menos na semana 18, mas era uma coisa meio "borboletas na barriga" abaixo da linha do umbigo, difícil explicar. E bem, bem sutil. Mesmo assim, fiquei super feliz!


Semana 20

Ainda no Brasil curtindo a família e amigos, sendo mimada e ganhando tantos presentes lindos! Aliás, eu sabia que seria importante pra mim estar na presença dos meus no Brasil em algum momento durante a gravidez e sim! Foi muito bom ter tido a participação das pessoas de alguma forma, isso me preencheu demais! Continuei com a sensação de borboletas na barriga, inchaço, e também um outro sintoma chato que já tinha começado na Irlanda mas eu não tinha citado aqui: uma dor embaixo do peito, na altura do estômago, mas do lado direito. Toda vez que comia, sentia essa dor, parecia uma queimação na pele! Além disso, as dores nas costas continuaram firmes e fortes durante a noite e ao acordar de manhã.


Semana 21

Já passando da metade da gravidez, nem acreditava, mesmo! A barriga já tinha crescido além de um simples inchaço (inclusive até ficado meio dura), as roupas "de antes" que ainda dava pra usar começaram a ficar apertadas, os sintomas chatos persistiram. Estive em Belém do Pará nessa semana e os pés inchavam loucamente, ainda bem que rolava ir pra todo lugar de havaiana mesmo! 





Semana 22

Foi nessa semana que tivemos nosso ultrassom morfológico, que deveria ter sido feito com 20 semanas mas atrasamos pela viagem no Brasil. Sempre fazem um grande alarde desse exame por aqui, "big scan isso e aquilo", mas deu tudo certo! Ele é um ultrassom mais demorado mesmo, e a profissional que fez o nosso foi explicando algumas coisinhas, mas no geral ficou mais calada mesmo. Avisamos que não queríamos saber se era menino e menina e foi bem de boa - não dá pra ver quase nada na tela mesmo, hahaha!


Semana 23

Não sei se foi uma coincidência por ter retomado o pilates após as férias, mas as minhas dores nas costas finalmente melhoraram! Não estava assim, 100%, mas nem comparação com o que vinha sentindo há semanas. Além disso, definitivamente senti o bebê mexer, uma certo borbulho na barriga, cheguei a ver a pele mexer, sabe? Foi engraçado! Também começamos a pesquisar sobre creches (sim, aqui a procura é grande e precisa se programar), escolher cores pro quartinho do baby e também fui ler mais sobre contratar uma doula ou não.





Semana 24

Me senti com muita energia nessa semana. As dores nas costas quase não apareceram, e apesar de uma gripe que me deixou um pouco de molho e dormindo meio mal, consegui organizar várias coisas no meu armário, pintamos o quartinho do baby, fizemos a reserva de vaga na creche pra 2025 (!)... e também notei que a barriga deu uma crescida. Não que não tivesse crescido, mas eu notei que essa semana em particular eu tava muito com cara de grávida!


Semana 25

Durante essa semana eu ainda fiquei com a tosse da gripe da semana anterior. Toda vez que tossia, a parte superior do abdômen doía muito, meu deus! Mas fora isso, tudo indo muito bem, sentindo o bebê cada vez mais. Também fui em uma fisioterapeuta pélvica para avaliar o meu assoalho pélvico e me preparar melhor para o parto. Ela fez uma avaliação muito boa, e disse que apesar do meu assoalho pélvico em si ser forte e eu ter boa respiração (obrigada, aulas de canto da pandemia!), minha pelve é levemente torta e precisamos dar uma equilibrada nela. Ela prescreveu vários exercícios pra eu fazer em casa e agora volto com ela de novo em março e abril.


Semana 26

Penúltima semana do segundo trimestre! Estávamos na nossa babymoon na Noruega, vimos a aurora boreal, andei bastante na neve e pela primeira vez, conseguimos ver o bebê mexer, não apenas sentir. Que coisa mais esquisita, porém rimos muito! 


Semana 27

Tive consulta no hospital, onde constatamos que tava tudo bem com meus índices de sangue, pressão, urina, etc. Além disso, esqueci de comentar que na semana anterior fiz o teste de glicose pra ver se tinha diabetes gestacional (eu poderia jurar que ia ter essa porra) mas foi tudo bem, "passei"!. Fiquei super aliviada em saber que tava tudo indo bem. Bebê continuava chutando muito, e eu fiquei feliz em concluir mais essa fase. Estava na expectativa pra reta final e preparações como o quarto do bebê (compramos várias coisas online e lemos mais sobre o carrinho, etc), agendar aulas de pré-natal, escolher o nome (escolhido! temos um nome de menina e um de meninooooo). Me sinto pronta para a fase final!




Web Analytics
Back to Top