Viagem entre amigas: edição Romênia

No ano passado, fiz uma viagem com duas amigas queridas pra Budapeste: a N. e a J. A viagem foi em junho de 2022 e foi maravilhoso passar dias com elas fofocando, batendo papo, comendo, passeando e passando tempo de qualidade juntas.

Na época eu tinha as melhoras das intenções em fazer um post contando sobre nossos dias por lá, mas se você me conhece ou lê meu blog, sabe que ano passado não foi nada fácil. Acabei deixando o post pra lá, mas combinei com as amigas que repetiríamos a viagem em 2023.

Uma coisa engraçada, é que eu tinha sugerido irmos pra Bucareste, na Romênia, e elas haviam topado. Porém, por algum motivo que ninguém explica, na hora de comprar as passagens, eu comprei... pra Budapeste! hahaha Na época eu não tinha percebido esse erro, mas no fim foi ótimo, porque Budapeste é uma cidade linda e foi super agradável do mesmo jeito!

Sendo assim, resolvemos que pra 2023, iriamos mesmo pra Bucareste. E após pesquisar a melhor época do ano pra todas, confirmar as férias no trabalho, etc e tal, compramos as passagens pro finzinho de setembro. Não foi assim baratíssimo - até porque é um voo de 3 horas e meia! - e ainda economizamos levando somente uma mala pra dividir entre nós três enquanto levávamos só uma mochila pra colocar embaixo do assento. No fim, deu super certo porque pegamos um começo de outono extremamente quente na Romênia e não precisamos de roupas pesadas.

Alugamos um apartamento pelo Booking e partimos pra capital romena numa sexta de manhã. Chegamos no horário de almoço e já seguimos pro apartamento através de um Uber - o que compensou demais tendo em vista que dividimos todos os valores por três. A Romênia acaba sendo muito barata pra quem gasta em euro, mas ainda mais quando se vive na Irlanda, um país tão caro.

Eu já tinha ido pra lá em novembro de 2017 e achei Bucareste tão barata quanto na época, tanto pra passeios como pra comer fora. Tinha uma loja de conveniência perto do apartamento, então foi bom pra economizar ainda mais e agilizar os cafés da manhã.

No primeiro dia, descansamos no apartamento e só saímos à noite pra uma voltinha e pra marcar dois lugares da nossa lista: o tradicional restaurante Caru' cu Bere e o café Van Gogh

Acordamos no sábado e fomos até o Museu Nacional, onde vimos uma réplica da coluna de Trajano e também algumas informações sobre alguns momentos históricos da Romênia. No entanto, uma das coisas mais legais e estranhas foi uma exibição na sala ao lado com brinquedos antigos, de outras décadas - várias coisas super assustadoras mas bem interessante!

Depois do almoço, andamos bastante pela parte da Old Town da cidade e fizemos uma pausa numa livraria maravilhosa chamada Carturesti. De lá, fomos a pé pra um parque ver o fim de tarde em Grădina Cișmigiu. À noite voltamos pra Old Town e comemos num restaurante italiano escondidinho numa rua toda enfeitada com guarda-chuvas, uma graça! Aliás, aos fins de semana a avenida Calea Victoriei fecha para pedestres e o clima é super familiar, uma delícia!

No dia seguinte, começamos com um walking tour (que eu já havia feito mas recomendo demais, é muito bom aprender mais sobre a cidade nessas oportunidades) que foi super informativo. Pudemos aprender mais sobre o período dos anos 80 e 90 em que os romenos sofreram nas mãos do megalomaníaco e psicopata Nicolae Ceaușescu e também sobre a arquitetura e revolução na cidade.

Paramos pra almoçar uma comidinha romena (polenta, bom demais!) e provamos uma famosa sobremesa local: a papanași, uma espécie de donut/sonho servido com geléia de frutas vermelhas e um creminho tipo queijo mascarpone. Muito boa!

Após o almoço, caminhamos até o Ateneu de Bucareste. Aliás, acho importante ver direitinho no site as datas de visita, porque não é todo dia - inclusive demos sorte, pois nos dias em que estaríamos ali, só estaria aberto à visitação no domingo mesmo!

Aberto em 1888, sua estrutura romana chama muito a atenção por dentro e por fora. Por ser uma casa de concertos, é tudo super clássico e lindo lá dentro, inclusive pudemos subir até o andar mais alto e sentar na sala onde os concertos acontecem. Incrível, muito lindo mesmo!

No nosso último dia por lá, na segunda, tínhamos bastante tempo pra matar, então acordamos um pouco mais tarde, arrumamos as malas e usamos o app Bounce pra encontrar um lugar onde poderíamos deixar as mochilas durante o dia. Vou dizer que passamos um pequeno perrengue, porque o lugar que reservamos estava fechado, foi difícil achar, perdemos um bom tempo nisso. Felizmente conseguimos mudar o local pra não perder o dinheiro e deixamos as malas e mochilas num hotel na Old Town. Aliás, fica a dica: é mais confiável deixar malas em locais tipo hoteis cadastrados.

Após o almoço, fomos a pé até o Parlamento, o segundo maior prédio governamental do mundo (atrás somente do Pentágono!). Fizemos o tour de 1h pelo prédio, que não cobre quase nada do total do parlamento todo porque ele tem mais de mil salas, é realmente gigante. São muitos andares pra cima (e pra baixo, no subsolo), então o tour acaba sendo mais superficial mesmo. Mas ele traz algumas informações tipo quantas toneladas de mármore foram usadas, quantas de madeira, etc. Praticamente todos os materiais usados na construção vieram de partes diferentes da Romênia, e hoje eles tentam diminuir os gastos diminuindo a eletricidade, por exemplo - nem todas as luzes são acesas, o que já ajudou a reduzir a conta anual de mais um milhão pra 300 e poucos mil euros.

Enfim, foram dias maravilhosos na companhia das amigas. Comemos, conversamos, rimos, tiramos fotos, e o melhor: gastando muito pouco! Com certeza repetiremos essa viagem, só não sabemos qual o destino que nos aguarda ainda!