Último de Tóquio: Harajuku, templo e trem-bala

No nosso quinto e último dia no Japão, nós decidimos tirar a manhã para ficar um pouco mais tranquilos e explorar um pouco mais de Ginza, que é onde nós nos hospedamos. A gente já tinha andado bastante por lá, mas mesmo assim, queríamos aproveitar. Aos domingos, algumas ruas do bairro são fechadas para o trânsito, então tinha muitos pedestres na rua, barraquinhas, mesinhas, estava um clima muito gostoso.

Nesse dia, a gente aproveitou também para conhecer a loja da Shiseido, que é uma loja que eu já tinha visto algumas vezes ao longo desses dias no Japão mas ainda não tinha tido a oportunidade de entrar - foi uma experiência muito legal! A loja principal da Shiseido é absolutamente maravilhosa, perfeita como tudo que os japoneses fazem, tudo disposto de uma maneira arrumada, as vendedoras super solícitas. E lá eu acabei comprando um produto da marca e também um corretivo da Clé de Peau, que eu nem fazia ideia que fazia parte do grupo Shiseido.

Depois disso, nós fomos até o bairro de Harajuku, que é onde você consegue ver os "jovens", hahaha. Nós andamos bastante pela rua Takeshita, que é uma rua onde existem lojas que vendem roupas diferentonas, sapatos diferentões, acessórios, todo aquele estilo lolita, aquele estilo meio maluco que a gente associa aos jovens japoneses. Nós vimos muitas meninas com roupas super românticas, ou roupas meio roqueira, um estilo muito, muito diferente do que a gente tinha visto até então em Tóquio.

Em Harajuku, nós vimos também muitas lojas com aquele gachapon, que é aquela máquina onde é possível pegar um brinquedo que sai dentro de uma bolinha. Nós também vimos muitas máquinas de fazer foto, essas máquinas tem vários filtros, sabe?  É um clima muito legal, descontraído, bem modernoso. De lá, fomos caminhando até o templo Meji, que é pertinho do metrô.

A gente já estava muito cansado porque já tínhamos andado muito até esse quinto dia em Tóquio, então a gente foi bem devagarzinho, tirando fotos ao longo do caminho após passar pelos portões do templo. Foi bem tranquilo no templo: nós observamos um pouco as pessoas fazendo as suas orações e a maneira como faziam as reverências, tudo muito interessante. Também lemos as mensagens que as pessoas deixam naquelas plaquinhas de madeira ao lado do altar.

De Harajuki, nós seguimos para o metrô para ir para um nosso último passeio em Tóquio, que foi uma visita ao museu TeamLabs Planet. Essa visita apareceu como recomendação em diversos guias que nós lemos sobre Tóquio, apesar de aparentemente ser uma exposição temporária. Esse museu é muito requisitado, então nós tivemos que reservar as entradas bem antes (já tinha organizado isso pré-viagem) e apesar de ser um pouco mais afastado de Tóquio, é bem fácil chegar de metrô.

Nós gostamos muito da experiência, é um museu totalmente interativo e ele é dividido entre obras com com flores e com água. Eles até recomendam você usar shorts para não molhar a calça porque você realmente coloca o pé na água, interage com almofadas enormes, vê salas com espelhos e luzes, enfim,é uma experiência totalmente sensorial e interessantíssima!

No dia seguinte, nós fizemos as malas, checkout no hotel e pegamos um táxi até a Tokyo Station, que apesar de ser perto do hotel, acabaria sendo longe pra ir com mala, ainda mais que começava a garoar também. Chegamos bem cedo na estação porque a gente sabia que era uma estação muito grande e a gente queria ter certeza de onde a gente tinha que ir pra pegar o trem bala pra Kyoto. Quando nós encontramos direitinho a entrada de onde a gente tinha que ir, fomos procurar alguma coisa para comer. Então descemos até o subsolo da estação onde tem alguns restaurantes e almoçamos. E aí, de lá, subimos até as plataformas.

A gente já tinha lido antes em blogs que essa estação não tem elevadores e na verdade ela tem elevadores sim, porém, não tem elevadores que te levam até a plataforma. Isso significa que você tem que subir uma super escadaria com todas as malas! É extremamente cansativo, mas nós chegamos na plataforma com uns 5 ou 10 minutos de antecedência. O trem bala chegou no horário em ponto! Nós havíamos lido também que o trem bala não fica muito tempo na estação, que você tem que subir rápido no trem e não é assim tãoooo rápido não. Dá tempo de subir tranquilo com as malas, sem precisar correr. Já tínhamos reservado os nossos assentos no dia que a gente trocou os JR passes, então a gente acabou optando por sentar mais no fundo do vagão, onde tem um espaço extra para colocar as malas grandes. E deu super certo, o trem bala vai muito rápido - a mais de 300 km por hora, e ele é tão, tão rápido que mal dá para você ler dentro do trem, eu pelo menos fiquei até um pouco enjoada. Mas é claro, dá para você observar a paisagem e tudo mais, mas ele é realmente bem rápido.

E assim foi a nossa despedida da capital do Japão e assim termina essa série de posts sobre Tóquio. Agora, vou colocar mais informações sobre Quioto, Nara, e Osaka aqui no blog, mas eu gostaria de finalizar esse post dizendo que Tóquio foi definitivamente  o meu lugar preferido no Japão! Nós amamos todos os bairros por onde a gente passou, todas as pessoas que nós conhecemos, que nós encontramos, com as quais nós interagimos, todas as lojinhas, restaurantes... Eu gostei muito da minha experiência em Tóquio e com certeza quero voltar nessa vida porque eu achei essa cidade absolutamente fantástica.