O último post da mini lua-de-mel

Foram alguns posts resumindo um pouco dos nossos dias e passeios no oeste do condado de Cork - esse aqui dando uma geral, esse sobre Bantry, nossa base por lá, esse sobre o forte Dunlough e Mizen Head, e por fim esse outro sobre a ilha Garinish. Quase todos eles foram em ordem cronológica, mas acabei deixando três pontos pra esse post final pois foram visitas mais curtinhas, porém que eu não queria deixar de registrar!

Hoje vamos falar da reserva natural de Glengariff, da praia de Barleycove e do parque Gougane Barra.

Glengariff Natural Reserve

Em 1751, a área florestal de Glengariff se tornou propriedade da mesma família dona da casa em Bantry - eles construíram uma casa menor no meio do bosque e ajudaram a proteger a vegetação local de deflorestação. Também desenvolveram um plano de plantio de pinheiros vindos da Escócia e outras coisas.

E assim foi indo. Ao longo das décadas a família se manteve tona das terras, até os 1990, quando a região ficou oficialmente designada como de Reserva Natural mantida pelo estado.

A visita é grátis e o parque é aberto o ano todo. Por lá existem muitas trilhas, de diferentes distâncias e dificuldades. Como eu já falei em outros posts dessa "série", tava muito quente naquela semana, então optamos por uma trilha curta pra ter uma vista das montanhas. A trilha é chamada de Lady Bantry's Lookout.

Com apenas 1km de distância e de nível moderado, nós fomos subindo morro e degraus de pedra acima pra chegar no mirante. Lá do alto há vistas panorâmicas  de Glengariff até a ilha Garinish, além da baía de Bantry.

Barleycove Beach

A praia de Barleycove fica na península onde está situado o Mizen Head.  Aparentemente em 1755 houve um terremoto em Lisboa que gerou ondas de quase 5 metros de altura nessa região de Cork! O efeito colateral? As dunas de Barleycove!

Nós chegamos no fim do dia, tava super ensolarado, bombando de gente - mesmo sendo um dia de semana. Estacionamos o carro na estrada mesmo, onde o povo deixou os carros tipo pegando um pedacinho do acostamento, sabe? Descemos até a praia, mas tivemos que dar uma andada porque a maré tava baixa e a água bem longe!

Deixamos nossas coisas na areia e fomos pro mar - além da maré estar baixa, tinha muito poucas ondas, então deu pra literalmente ficar ali sentadinho relaxando, como se estivéssemos numa piscininha. Foi muito bom!

O parque Gougane Barra

Esse é um parque enorme, de mais de 137 hectares com seis trilhas de caminhada. Na entrada dele há uma pequena ilha onde o Santo Finbarr, santo padroeiro de Cork, fundou seu mosteiro no século 6. A visão na hora que você estaciona é mesmo muito incrível. Quando chegamos tava nublado, dando um clima incrível para aquele lugar, mas tava muuuito quente e abafado também.

Gente, eu sofri. Tava muito quente! Mesmo! Eu não tava aguentandoooo, então a gente fez a trilha mais curta que tinha - mas teve outro problema também. Devido ao clima, tinha muitas moscas ao redor, e elas tavam nos atacando loucamenteeeee. Sério, tava demais! Tanto que fomos mordidos, e eu fiquei com marcas por semanas após o ocorrido. Semanas!

Então não conseguimos aproveitar direito, e ficou a promessa de voltarmos pra esse parque numa futura ida pra Cork ao visitarmos a família do R.

E assim termina essa série de posts sobre nossa mini lua-de-mel no oeste de Cork. Tivemos muita sorte, pegamos a semana mais quente do ano (e mais quente que EU já tinha vivenciado aqui), aproveitamos muito e recarregamos as energias pra enfrentar o segundo semestre :)