Bantry, um ponto de partida para West Cork

/

Como falei no último post, na nossa mini lua-de-mel em Cork resolvemos fazer nossa base em Bantry. Acabou sendo a decisão mais acertada porque ela, apesar de pequena, acaba servindo de base para passeios pela região - nem muito lá no sul nem muito lá no oeste.


Com população de pouco mais de 2 mil pessoas, não há muitas atrações na cidade além de igrejas, lojinhas, restaurantes e claro, a baía de Bantry. Mesmo assim, fiquei muito satisfeita por termos escolhido lá, já que conseguimos tranquilamente fazer passeios pela região sem nos cansarmos muito - sem contar o fato de que Bantry em si é uma cidadezinha super fofa!


Bom, cidade fofa é uma coisa que não falta na Irlanda, mas pra quem não ia pra lugar novo há quase um ano (fomos pra Wicklow em setembro de 2020 mas nem escrevi sobre no blog), foi simplesmente TUDO poder ver coisas novas, fachadas em irlandês, enfim, foi muito bom ter esse respiro!




Fora isso, nos demos ao luxo de ficar num hotel melhorzinho, com piscina, restaurante e tudo. Claro, tinha que marcar horário pra ir nas coisas em tempos de COVID, mas deu tudo certo! 






Além de caminhar pela cidadezinha e suas poucas ruas principais, fizemos alguns passeios em Bantry mesmo:


Bantry House and Gardens


Esse jardim foi criado por Richard White, o segundo conde de Bantry. Ele sabia que sua casa estava super bem localizada na baía e por isso desenhou o jardim pra que ele complementasse o local, além de aumentar a casa em si para acomodar sua coleção de arte que aumentava de acordo com suas viagens. O jardim em si tem sete terraços decorados com estátuas, algumas de um artista chamado Antonio Canova e outras cópias de trabalhos clássicos.


Em um dos terraços há uma escadaria de 100 degraus que levam para mais terraços que levam até uma área de bosque. Por ali ainda tem um jardim murado e um estábulo abandonado. Algumas áreas da casa foram restauradas recentemente, mas há planos de mais trabalhos no futuro. Nós não pagamos pelo ingresso pra visitar a casa (ou seja, pagamos só 6 euros por pessoa), então só passamos mais ou menos uma horinha caminhando pelos jardins e foi uma delícia. Tava um dia lindo, céu azul, e nem de edição essas fotos precisaram!













Caminhada "The Beicín Loop"


Ali pela região é possível fazer umas caminhadas que são todas marcadas e classificadas em diferentes graus de dificuldade, distância, etc. A gente escolheu a Beicín, que começa no escritório turístico bem no centrinho e tem 2.5km no total. Como estava muito calor, fomos bem devagarzinho, tentando pegar umas sombras pelo caminho. 


Não achei tudo super bem marcado não, mas Bantry é pequena, então mesmo se você se perder do caminho original, vai dar de cara com o mar, com as montanhas ou com a centrinho mesmo. Nesse site aqui dá pra ver mais detalhes das cinco caminhadas e todas as informações, mapas, etc.  Vimos uma galera pulando na água, gente fazendo churrasco no parque, velhinhos caminhando, ovelhinhas lá longe... um típico dia interiorano de verão.











Por fim, como passamos todas as noites por lá, além de jantar no restaurante do hotel, descobrimos uns locais super gostosinhos e eu queria deixar registrado também. Em todos nós comemos em mesas do lado fora, já que na época não era possível comer indoors na Irlanda. 


The Brick Oven

Uncle Pete's Pizza

The Quays


Nos próximos posts vou falar dos outros passeios que fizemos em West Cork!

Web Analytics
Back to Top