Dirigindo na Irlanda #1

/

Uma das minhas metas pra antes dos 30 é aprender a dirigir e tirar minha habilitação aqui na Irlanda e iniciei o processo ainda no meio de 2016. Apesar de estar atolada (na época) com o mestrado e o trabalho no verão, o fato é que eu tinha encasquetado que precisava fazer pelo menos a prova teórica ainda no ano passado!

Eu tinha a habilitação brasileira. Fiz as aulas e prova teórica (não passei da primeira vez, afff), fiz as aulas práticas e "passei" na prova, isso lá em 2006. Na verdade o meu instrutor fez um bem bolado e paguei pra passar na prova, mas acredite, mesmo sabendo que eu passaria, chorei a prova inteira, fiquei nervosa, um horror. No fim das contas, eu nunca dirigi um carro de verdade - somente nas aulas - e a habilitação nunca foi usada. Já venceu, não renovei e fim da história.

Sendo assim, precisaria começar o processo todo do zero aqui na Irlanda, e tudo bem. Já que era pra aprender, queria aprender direitinho, fazer tudo nos conformes. Busquei as informações necessárias e coloquei as mãos na massa!

habilitação irlanda, dirigir irlanda
A primeira coisa que difere do processo no Brasil é que aqui, não é preciso fazer aulas teóricas. Você simplesmente estuda por conta e agenda a sua prova, então eu acho bem melhor, você estuda no seu tempo, não tem encheção de saco... fora que muita coisa dessa parte teórica é bom senso, além do fato de que não tem jeito, algumas coisas você não vai precisar de aula pra aprender mesmo e só a boa e velha decoreba dará conta (qual a velocidade de parada quando o carro está na neve, etc).

A prova teórica


Marquei a minha prova pra mais ou menos um ou dois meses à frente e comecei a estudar sozinha. Você já paga na hora do agendamento - eu paguei 45 euros pois é o preço da categoria (carros). Há livros didáticos, aplicativos no celular e cd-roms pra estudar, mas eu só estudei pelo site Theory Tester. Eles tem mais de 800 perguntas pra você ir estudando como se fosse um simulado mesmo. Elas são divididas por categorias e fica fácil de saber que áreas você precisa focar mais, sabe? Basicamente respondi à todas as perguntas umas 2 vezes ao longo desses meses - e na reta final, anotava o número das perguntas que errava a resposta e respondia às mesmas novamente no dia seguinte. Coisas mais chatinhas tipo distância e velocidade de freagem de carro em diversas condições climáticas eu simplesmente decorei mesmo, e fui seguindo. Na última semana antes de fazer a prova eu respondi todas as questões que estava errando de novo e de novo e de novo até acertar tudo. Me sentia preparada e confiante pra fazer a prova.

http://www.theorytest.ie/driver-theory-test/

No dia da prova teórica você precisa levar um documento que comprove que você é você - no caso, levei o passaporte. Só que... problemão: eu não tenho o hábito de usar meus dois sobrenomes, só uso o último. E na hora de agendar a prova teórica coloquei somente o último nome e quando a mulher foi checar meu passaporte, não pude fazer a prova porque os nomes eram diferentes - no passaporte o meu sobrenome está com os dois sobrenomes, não só o último. Implorei pra ela pra poder fazer a prova mas não teve jeito. Saí de lá desolada, chorando horrores e me achando a mais burra do planeta por não ter prestado atenção. De fato, no site eles deixam bem claro que os nomes dos documentos e os que você usa pra agendar a prova devem ser iguais.

Marquei a prova pra outro dia (e sim, tive que pagar de novo!!!) e segui a vida. Como na época tava fazendo minha dissertação do mestrado, deixei pra lá e só dei uma estudada nas questões uns dias antes da minha prova.

No dia você apresenta os documentos pedidos, que inclui duas fotos recentes num fundo branco, entre outras coisas que você pode checar no link aí em cima. Após o ok, você tem que deixar todos os seus pertences num armário que tem chave e só entra na sala pra fazer a prova com a chave e seu documento. Eles liberam um computador pra você e dependendo da categoria para a qual você está aplicando, você tem um tempo diferente pra fazer a prova. No caso, como a minha categoria era a A, eu tinha 45 minutos para responder 40 questões. Para passar é necessário acertar no mínimo 35.

Confesso que foi bem mais fácil do que eu esperava e acertei 37 questões. Você fica sabendo do resultado assim que sai dessa sala e eles imprimem e plastificam como se fosse um mini certificado com o resultado.

A learner permit


Depois de ter passado na prova teórica, você pode solicitar a sua learner permit, o que nada mais é do que uma habilitação com limitações. Com ela você poderá fazer as aulas práticas (são, no mínimo, 12 por lei) e também dirigir por aí, desde que 1) esteja com alguém 100% habilitado com você no carro, 2) exiba um adesivo com a letra "L" de learner no vidro da frente e atrás e 3) tenha seguro.

Pra fazer essa solicitação é necessário marcar um horário numa espécie de "Detran" irlandês, que é o NDLS (National Driver License Service). No dia você precisará levar o formulário que tem no site preenchido, documento que prove que você é você (no caso, eu levei o passaporte), comprovante de residência, o certificado de que passou na prova teórica, o cartão do PPS AND um exame de vista, que pode ser feito em qualquer ótica e custa em torno de 15 à 25 euros. O exame não pode ter sido feito há mais de 30 dias!




Lá eles vão checar tudo, tirar foto sua, pegar a sua assinatura e você pagará o valor de 35 euros. Depois disso, leva mais ou menos uma semana pra sua learner permit chegar pelo correio - no meu caso, uns dias após ter ido ao NDLS recebi uma mensagem no celular confirmando que tava tudo certo e uns dois dias depois recebi minha carteirinha de learner pelo correio!

As aulas práticas


Agora é que o bicho pega: você precisa procurar uma escola/instrutor pra fazer suas 12 aulas práticas. As aulas por aqui costumam ter o valor de 35 euros cada, então aí já temos o valor de mais de 400 conto. No entanto, muitas vezes os instrutores fazem descontos se você já reserva um pacote mínimo com eles.

Como no momento ainda não estou esbanjando dinheiro, vou esperar um pouco pra começar as aulas práticas, mas em tese, tendo um seguro já posso começar a dirigir o carro do R. se ele estiver comigo no carro. Quando eu começar a nova fase motorista, volto no blog pra contar como está sendo! :)
Web Analytics

@blog_barbaridades

Back to Top