Filmes vistos em 2012

/

Eu sempre adorei cinema.

Tanto é que, na adolescência, pensei em ser cineasta, mas a realidade bateu na porta e falou: "Queridinha, você é pobre e estudar cinema é pra quem pode, deixa quieto". Aí cursei Rádio e TV pra tentar suprir o ~buraco~. Gostei de RTV, principalmente das disciplinas teóricas e de comunicação, ou seja: gosto de cinema e audiovisual como consumidora, não produtora.

Sendo assim, eu consumi muito cinema e muita série de TV na vida (as séries ficam pra depois). Ainda na adolescência, mantive um caderno onde escrevia pequenos reviews dos filmes que eu via (juro, ainda tenho isso guardado em algum lugar). Acredito que escrever sobre filmes que você vê e livros que você lê seja essencial para o desenvolvimento de argumentação e pra ajudar a memória também. Eu tenho boa memória pra pessoas (nomes, informações sobre elas), mas no geral tendo a esquecer entretenimento MUITO RAPIDAMENTE. A não ser um "Back to the Future" da vida, que já sei de trás pra frente.

Com a internet e redes sociais, ficou fácil ajudar a memória. Pra me ajudar com os filmes, me cadastrei no LISTAL. No meu perfil eu marco o filme que vi e quantas estrelas eu dei - também classifico em listas, tipo "Quero ver" ou "Vi em 2010", etc. Minha lista desse ano é essa: http://www.listal.com/list/vi-em-2012. No total, 41 42 filmes, um número pequeno comparado a 2011 (52 filmes).


Desses 41, meu TOP 5 seria:

Skyfall (2012) 
Adoro filmes de ação e há pouco tempo tenho embarcado na franquia do James Bond. Skyfall pra mim arrebentou na abertura e no clipe com a música da Adele. Embora eu goste do Bardem, não curti o vilão do filme, mas pelo desenvolvimento do personagens e pelas cenas de ação, vale a pena!

Batman - The Dark Knight Rises (2012)

Não sou fã de quadrinhos, nunca gostei e a probabilidade d'eu gostar no futuro é pequena, quase nula. Não vi outras franquias do Batman (nem a do Tim Burton, nem aquela com a trilha do U2 e do Seal). Só que eu gosto do Nolan desde o filme Amnésia, de 2000. Acho pedante esse papo de "sou fã do diretor X", mas é coincidência demais gostar de todos os filmes que o cara dirigiu!
Batman é uma franquia extremamente bem sucedida porque 1) transformou Gotham e o Batman em figuras reais; 2) utilizou um elenco de primeira qualidade e 3) traz o Christian Bale como protagonista, ator respeitadíssimo por seu trabalho no cinema e admirado pelas mulheres.
O filme que fecha a trilogia do Nolan não é o meu preferido de todos, mas pelo que ele representa e considerando o conjunto da obra, é sim um dos melhores do ano.


To Rome With Love (2012) e Midnight in Paris (2011)

Não conheço muito do Woody Allen, mas gostei dos poucos filmes dele que vi. Meia noite em Paris é um filme que comecei a ver sem expectativa nenhuma, sem saber muito do que se tratava, e me apaixonei pela carinha de bobo do Owen Wilson e pela inocência e originalidade da trama, na qual o personagem de Wilson conhece grandes figuras históricas (escritores, pintores, artistas) pela velha Paris.

Para Roma com Amor me cativou ainda mais por se passar na Itália. São muitos personagens e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas como não cair de amores pelo Benigni fazendo uma crítica aos 15 minutos de fama que todos desejam, pela Penélope Cruz engraçadíssima, pela moça do interior que se perde na cidade grande, pelo inusitado cantor de ópera e pelo triângulo amoroso entre duas melhores amigas com o namorado de uma delas? Filme leve, divertido, uma graça.

Mas a cereja do bolo deixei pro final.

Os dois melhores que filmes que vi esse ano foram Before Sunrise e Before Sunset


before sunset and before sunrise

Eu já tinha visto alguém falando desses filmes em algum post do IMDB ou do Cinema em Cena, não me lembro. Já tinha baixado os filmes há meses mas ainda não tinha assistido nenhum dos dois. Como pude ignorar esses filmes incríveis?

Não vou escrever sinopse ou fazer uma resenha do filme, mas posso garantir: pra quem gosta de boas atuações, diálogos incríveis e uma naturalidade linda na tela, não pode deixar de ver esses dois filmes. São apenas os dois atores interagindo, filosofando, conversando e os filmes são lindos, incríveis, apaixonantes!

ps: vai haver um terceiro filme, Before Midnight, em 2013. Mal posso esperar pra ver a trilogia completa! 
Web Analytics

@blog_barbaridades

Back to Top