Prova do nível B2 de espanhol - DELE - em Dublin

/

Mais cedo esse ano eu contei por aqui que um dos meus projetos de lockdown foi voltar a estudar espanhol. Foi uma coisa meio: ah, já que tenho tempo livre, por que não me colocar esse desafio? Geralmente não sou uma pessoa que curte metas do tipo, mas com línguas eu sinto um pouco essa necessidade de ter um objetivo final, mesmo sabendo que o aprendizado é pro resto da vida, é contínuo!


Aí depois eu fiz um post super detalhado contando a diferença entre a prova DELE de espanhol, e o CELI, de italiano, que fiz há dois anos. Achei legal deixar pra posteridade, e até mesmo pra eu não esquecer das coisas porque adoro voltar aqui pra reler tudo!


Mas enfim, esse post tá saindo fresquinho do forno, porque hoje, dia 9 de julho de 2021, eu prestei o exame DELE no Instituto Cervantes aqui em Dublin e queria contar como foi! O resultado demora uns dois meses pra sair, mas quando sair eu volto pra deixar esse post atualizado.



Primeiro que eu tentei ir dormir mais cedo na noite anterior, mas não consegui. Estávamos terminando de assistir "The Americans", tava calor, eu tava ansiosa... fora que lá pelas 5 da manhã minha gatinha Mia ficou chorando na porta. Resultado: se dormi mais de 5h foi muito. Péssimo pra um dia pré-prova, mas fazer o quê? Além de tudo isso, eu tava ansiosa pra caso tivesse algum problema no Luas, já que acompanho pelo twitter e tem dado problema todo santo dia. 


No fim, acordei às 5h30 com a Mia chorando, fiquei na cama até o alarme tocar (5h50) e levantei, tomei café, me arrumei. E aí vi no aplicativo que o Luas tava com aviso de possíveis atrasos. O R. resolveu então acordar e me dar uma carona. Eu poderia ter dirigido sozinha? Claro. Mas eu ainda me sinto muito insegura em estacionar na cidade, ainda mais sozinha, e isso teria me estressado em níveis estratosféricos! 


Acabei chegando bem cedo no Instituto, mas foi bom que dei uma revisadinha no meu caderno e tal. Às 8h30 pudemos entrar no prédio, checaram nosso documento e ficha de inscrição e às 9h já estava na sala pronta pra começar - só tinham mais outros 4 alunos na sala do B2. 



Prueba 1 - Lectura

Essa prova tem duração de 1h e 10 minutos e achei tudo super tranquilo. Geralmente eu consigo respondê-la em meia hora, mas fui lendo com muita calma. O primeiro exercício era sobre uma ilha de pescadores no México, o segundo com opiniões de pessoas sobre viver na cidade ou interior, o terceiro sobre um estudo que analisava se cães eram inteligentes - e nesse eu tive o maior cuidado porque é o exercício mais difícil pra mim, de encaixar as frases nos espaços corretos mas hoje tava particularmente fácil. Por fim, o exercício 4, que eu achei o mais difícil de todos: era um texto sobre a origem do chocolate, mas achei as alternativas tão difíceis. Tive dúvidas das colocações com as palavras "relacionar", "informar" e também com pronomes... mas enfim, os textos todos eram sempre adaptados de textos na internet, mas não lembro por nada os sites pra poder procurá-los. Era parecido com esse aqui



Prueba 2 - Escucha

Na sequência já começamos a prova auditiva, que no geral foi bem fácil porque o áudio é super devagar, repetem duas vezes, etc. Na primeira, são vários mini-diálogos; na segunda, identificar quem disse o quê (não lembro o tema); na terceira, uma entrevista - pra mim a tarefa mais fácil dessa prova; depois, relacionar os monólogos com as frases, que já deu uma dificultada; e por fim, o último exercício, onde eu dei uma travada legal. O cara citava coisas que estavam nas três alternativas e eu não conseguia distinguir a diferença. Mas acho que passei!


Depois disso tivemos 30 minutos de intervalo e voltamos pra prova de redação.



Prueba 3 - Interacción escrita

Na primeira tarefa tínhamos que escrever uma carta ao diretor do jornal sugerindo que desenvolvessem mais áreas verdes nos bairros ao norte de Medellín. O áudio com as informações me ajudou muito com ideias e consegui usar muitas coisas! Apesar de ser uma carta formal, acho que segui bem a estrutura mas sei que errei algumas frases específicas, tipo "atenciosamente" no final, sabe? Em espanhol seria "atentamente" e eu escrevi "atentaDAmente". Paciência.


A segunda tarefa traz duas opções: a primeira é a análise de um gráfico e a segunda, um artigo livre, tipo como se fosse um blog. EU SEMPRE escolho a segunda porque odeio analisar gráfico. E o tema me caiu como uma luva, porque era sobre a importância da música na vida das pessoas! 



Prueba 4 - Interacción oral

Nisso já eram 12h45 e fui almoçar. Comprei um wrap, sentei no parque pra comer e estudar mais pra prova oral e voltei ao instituto às 15h. Me colocaram primeiro numa sala de espera sozinha, depois na sala de preparação sendo supervisionada. A gente tem 20 minutos pra se preparar para as duas primeiras tarefas.


O que eu não sabia que é tanto para a tarefa 1 como a 2, a gente tem opções! O examinador me mostrou somente os títulos e tive que escolher de supetão. Confesso que odiei todas as opções, fui na menos pior. Pra tarefa 1, as escolhas eram entre falar sobre corridas de carros ou viagem espacial; na segunda, que é a tarefa de descrever a foto, as escolhas estavam entre falar sobre duas pessoas estudando pra uma prova de concurso público e a outra sobre pessoas se preparando pra uma entrevista de emprego ou algo assim, nem me lembro direito. 


Então eu escolhi a dos carros e a do concurso público. Consegui me preparar nos 20 minutos e fui levada à sala com as duas examinadoras pra prova oral. Me pediram pra sentar do lado oposto de uma delas, com uma super distância entre nós, e fui! Tava um pouco nervosa mas a examinadora é muito simpática, fez uns comentários, então fiquei mais à vontade. Após falar sobre as tarefas que eu preparei, tinha mais uma tarefa, onde eu também pude escolher o assunto na hora: falar sobre homeschooling ou sobre economizar dinheiro. Fui no homeschooling, tentei fazer um link com a pandemia, etc. Essa tarefa é mais curta e informal, mas não acho que eu tenha ido tão bem quanto nas outras.


Minha cara quando vi os temas NADA A VER da prova oral


No fim passou super rápido e é isso. Agora é aguardar os resultados, mas estou confiante de que passei! No fim, você só recebe um "apto" ou "no apto", mas imagino que eles te mandem as pontuações também - eu pelo menos adoraria saber onde fui melhor e pior. Lá pra setembro eles já devem mandar as correções. Agora é segurar a ansiedade até lá!

Web Analytics
Back to Top