Mas na verdade nós voltamos pra Dublin um mês antes da ''data oficial'', então resolvemos fazer alguma coisa pra não passar a data em branco. Pensamos em sair pra jantar, mas depois resolvemos passar um dia fora no interior, fazia meses que não íamos pra nenhum lugar diferente na Irlanda e achamos um hotel superbacana em Carlow por um preço bem ok e lá fomos nós.
O hotel em si foi super legal, e depois de aproveitar bastante, quando fizemos o check out no outro dia seguimos pra um castelo que fica ali na região. Aliás, reservamos esse hotel especificamente justamente porque poderíamos conhecer o castelo no dia seguinte!
Em termos de distância de Dublin, dá mais ou menos 1h e meia de carro e o castelo se chama Huntington.
Ao chegar no estacionamento do castelo compramos os ingressos para fazer o tour guiado no café mesmo - e como só começaria em torno de 1h, aproveitamos pra passear pelos jardins, vimos vários pássaros - até mesmo pavões! - e ovelhinhas fofas, caminhamos por entre as árvores, tiramos várias fotos no improviso (eu não tinha levado a câmera e não tinha nenhum tripé pro celular, mas a gente sempre dá um jeito) e quando deu a hora do tour, voltamos pra entrada do castelo.
Na verdade, o Hurtington Castle ainda é residência de uma família, então os horários de visita são bem restritos, mas é possível fazer o tour nos meses de verão tranquilamente - a entrada custa 9 euros.
Mas tá, esse castelo foi construído em 1625 como um ponto estratégico importante entre Wexford e Dublin. Após uns 50 anos os soldados saíram de lá e a família começou a transformar o castelo/forte em uma casa mesmo. As próximas gerações iam sempre alterando/expandindo o castelo e por isso ele tem vários estilos de construção misturados e uma decoração bem distinta.
Nos anos 70 converteram o porão do castelo em um templo para a deusa egípcia Ísis - os filhos na época inventaram uma religião/culto que adora essa deusa e o divino feminino e lá em baixo você encontra várias estátuas, imagens e coisas referentes ao assunto, é super diferentão.
A família dona do castelo é a Esmonde, que se mudaram pra Irlanda originalmente em 1192 - o nome da família mudou ao longo do tempo por conta de heranças e casamentos, então atualmente eles são os Durdin Robertson. Vários membros dessa família são relativamente conhecidos pelas pessoas por terem conexões com figuras históricas da história da Irlanda - a guia foi citando alguns ao longo do tour e claro que euzinha não conhecia ninguém! rs
No momento são três gerações que moram no castelo e que organizam os tours, alugam o castelo para casamentos (eu quero! hahaha), chás da tarde, etc.
Estando na Irlanda é impossível não visitar castelos, e apesar de não ter nenhuma pretensão de conhecer todos eles, não deixo passar a oportunidade de visitar esses lugares históricos e tão lindos!