Marrocos - Marrakesh em 04 dias + todos os gastos [parte 02]

/

Como comentei no post anterior, a gente tinha fechado um passeio com o guia no sábado, e foi bem legal pra ter uma noção de alguns símbolos e conceitos fundamentais da cultura marroquina/árabe no geral.


Nossa primeira parada foi no Bahia Palace, do final do século 19. O regente que morava ali tinha um total de 4 esposas, e Bahia era sua preferida por ter lhe dado o primeiro filho (não era a mais nova nem mais bonita porém era educada, no sentido de estudos mesmo). Tanto no palácio como na próxima parada, a Ben Yousef Madrasa, pudemos ver de perto os detalhes e aprender sobre a arquitetura, os riads, etc. 


Por exemplo, riad significa paraíso e tem sempre um jardim no meio. Tipo, não como na Europa que você tem o jardim do lado de fora ou ao redor da casa, no Marrocos os jardins são "dentro" dos portões, bem no centro. Isso porque o jardim significa pós vida, uma passagem pro pós vida, segundo o Alcorão. Esses jardins centrais sempre tem quatro elementos so seu entorno. E quase sempre tem uma fonte de água também - a água é importante pois é o elemento do qual Deus criou a vida na cultura árabe. 











Outra coisa interessante sobre riads é que de fato as casas giravam em torno desse jardim porque as mulheres não podiam ser vistas em público, então era uma forma delas de “socializar” por trás de muros seguros. Esse estilo de riad que vimos em Marrakesh é um estilo andaluz que se inspirou em vilas romanas urbanas, e além do riad principal muitas vezes há também a douiria (casinha) e o dar (casa sem o jardim) 


Na Ben Yousef madrasa, que era um colégio islâmico onde jovens aprendiam sobre a religião, arte, entre outras coisas, as crianças estudavam por 5 anos intensos e focava-se muito no alcorão, decoravam os versos, etc. Os muçulmanos marroquinos acreditam nos 3 livros sagrados e em vários profetas, não só Maomé.








No dia seguinte, sábado, passeamos sozinhos - foi bem sossegado. Foi ótimo porque os lugares não estavam muito cheios, e conseguimos vários momentos de paz, na sombra. Conseguimos tirar muitas fotos sem medo de roubarem a câmera, etc. Só teve um momento meio desagradável perto da mesquita no bairro de Kasbah - um cara que FALAVA PORTUGUÊS e ficou nos seguindo, insistindo em oferecer seu serviço como guia sendo que a gente não queria. Mesmo sendo firme (eu não queria simplesmente ser grossa com o cara), ele não desgrudava. E eu não podia nem falar em português com o R. pra despistar (quando tem alguém chato em viagem mudamos pra português pra pessoa não entender e tal), mas nem isso rolava porque o hômi entendia. 






Fomos no jardim Majorelle e essa foi a única atração que estava de fato cheia, pegamos fila pra comprar ingresso e tava um calor desgraçado. Valeu a pena porque o jardim e casa em si são super excêntricos e tal, mas vá o mais cedo que puder pra aproveitar melhor!







Teve um determinado momento do dia em que tentaram nos passar um golpe clássico, aquele onde alguém te diz que “aquela rua tá fechada mas posso te levar por outro caminho”, e aí depois tentam pegar dinheiro de você. Mas enfim, no geral foi bem tranquilo, de verdade! Isso foi perto do palácio El Badis, que tá passando por um processo de restauração, pois na verdade são apenas ruínas. No entanto, esse foi um dos nossos passeios preferidos porque tava super vazio e tivemos praticamente o local todo pra nós, conseguimos tirar fotos com calma, sentar, descansar na sombra. Infelizmente, como em muitas atrações por lá, não há muitas informações, e quando tem, estão em árabe ou francês. Então a gente procurava alguma coisa na internet depois pra se interar, mas fomos no estilo "deixa a vida me levar" mesmo e focamos em apreciar a arquitetura, as cores...









Nesse dia, no bairro de Kasbah, também visitamos os Túmulos Saadianos, um mausoléu onde estão sepultados cerca de 60 membros da dinastia saadiana, que reinou em Marrocos nos séculos XVI e XVII (fonte). Esse também foi um passeio interessante pela paz e tranquilidade do local, e também porque você tem a oportunidade de ver um outro tipo de arquitetura, sem contar os detalhes, azulejos, pinturas e decorações - tudo de encher os olhos! 





Domingo era nosso último dia, então dormimos até um pouco mais tarde, fizemos check-out e fomos passear mais. Eu queria muito voltar à medina sem o guia pra explorar mais, ver as coisas e trazer um outro souvenir pra casa. Cara, foi muito menos assustador do que achei que seria. Não sei se porque era domingo, mas tava vazio e ninguém ficou empurrando coisas e produtos pra gente comprar. No fim, até negociar preço negociei, coisa que não sou boa em fazer e nem curto na verdade. Mas enfim, foi uma daquelas experiências pra ticar da lista - negociar preço numa lojinha na medina: check!


E bem ali no meio da medina demos de cara com um tal de Jardim Secreto, um oásis no meio do deserto! É "apenas" um jardim com uma fonte de água, bem naquele estilo que já tínhamos visto por lá, mas uma calmaria, uma delícia de visitar depois de passar pela ruas estreitas e um pouco claustrofóbicas da medina. Tinha bastante turistas por lá, mas muita sombra e lugares pra sentar, então é uma ótima opção de lugar pra descansar no meio do dia.







De lá, a gente pegou um táxi e voltamos pro hotel aproveitar um pouco o ar condicionado antes de irmos pro aeroporto - que foi bem tranquilo no geral também. 


E agora, vamos aos preços. Tudo em dirham marroquino, sendo que na cotação de agosto de 2022: 1 euro é igual à 10 mil dirhams (ajudou muito na conversão!) e 1 real = 2 mil dirhams


Dia 1:

60 Gorjeta pros caras do hotel

400 Jantar (duas bebidas cada + sobremesa)


Dia 2:

400 tour com o guia organizado pelo hotel

30 táxi

50 táxi

750 almoço num lugar bem fancy

650 sandália de couro comprada numa lojinha na medina

300 óleo de argan

140 ingresso pro palácio Bahia

40 Ben Yousef Madrasa

50 táxi pra voltar

(esqueci de anotar o valor do jantar desse dia!)


Dia 3

50 táxi pro jardim Majorelle

300 ingressos pro Majorelle

15 café

400 Almoço no Café Kasbah 

140 ingressos pro mausoléu

140 ingressos El Badi

400 jantar

30 tâmaras frescas na praça

50 táxi pra voltar pro hotel


Dia 4

70 táxi pra praça

140 ingressos Jardim secreto

150 Souk - chaleira, copos e enfeite

40 almoço 

40 jantar no aeroporto 

———

mais ou menos 4000 dirhams = 380 euros = 2 mil reais pra duas pessoas












Web Analytics
Back to Top