Aniversariando na Suíça

/

Ano passado eu completei 35 anos de idade, e queria muito marcar a data. Não é surpresa pra ninguém que eu amo aniversário, festa, bolo, brigadeiro e receber mensagens de parabéns. E tinha um motivo a mais pra comemorar: eu estava grávida! Era um aniversário feliz, e pra coroar tudo, convenci o R. a irmos passar um fim de semana na Suíça.


Na verdade, a ideia da Suíça veio com a Juliane, que assim como eu também ama viajar e nasceu 1/12/87, igualzinha a mim! Ela fez esse rolê suíço no aniversário dela em 2021, e fiquei inspirada a fazer o mesmo em 2022. Ela nos ajudou com várias dicas sobre a região, e também peguei dicas com a Gabi e foi ótimo. Tão bom ir pra um lugar já meio que sabendo o que você vai ver e fazer, sem precisar pensar muito.


Pegamos um vôo pra Zurique, e chegando lá, vários trens e baldeações até Lauterbrunnen, onde nos hospedamos. Foi fácil trocar de trens pelo caminho, mas precisei dar print em tudo do google maps (pois já informavam horários e a plataforma correta), pois meu pacote de dados funciona na Europa, mas a Suíça não está inclusa também não tive acesso à internet lá.









A gente alugou esse chalé no AirBnb, que não era o chalé que eu queria na verdade. A Ju tinha me indicado o lugar onde ela e o marido haviam ficado no ano anterior, mas embora eu tenha até conseguido agendar, a dona precisou cancelar por um problema e achei esse outro - que também foi ótimo. Não era muito longe do centrinho e tinha tudo que precisávamos. O chalé era super limpinho e conseguimos passar no mercado e fazer os cafés-da-manhã e alguns jantares por lá pra dar uma economizada porque Suíça é Suíça, né?


Aliás, uma simples comprinha no mercado saiu o olho da cara, mas ainda assim, mais barato do que fazer as refeições fora. Além disso, muitos restaurantes e café estavam fechados (fora de temporada) e foi bom ter a opção de cozinhar nesse caso. Sem contar o fato de que é sempre uma aventura interessante ir a um mercado em outro país e observar os produtos, testar coisas novas, e se tratando de Suíça, de comprar chocolates pra trazer pra casa!


A gente não tinha grandes planos. Eu queria ver neve e paisagens bonitas, e tínhamos as dicas da Ju e da Gabi, que nos deram nomes de outras cidadezinhas e vilazinhas na região, e pra chegar nos lugares todos, ou você pega o trem ou um funicular que te deixa em cima na montanha. Na época havíamos comprado o bilhete de trem que cobria uma certa distância, e só pagamos à parte os trenzinhos/teleféricos, se não me engano.


Então o plano foi meio não ter planos. Como ficamos apenas 2 dias inteiros na região, tentamos fazer o máximo possível, mas não tínhamos nos organizado pra fazer esportes de inverno ou nada do tipo. Só queríamos andar pelos vilarejos, admirar a vista, ver neve, curtir a companhia um do outro.



 


Primeiro fomos pro lado "direito" de Lauterbrunnen no mapa até Grindelwald. Essa era a maior cidade, mas não tinha neve lá em cima (apenas nas montanhas), e embora tenhamos almoçado um fondue delicioso, não fiquei encantada não. Claro, a paisagem ao redor era maravilhosa, e a arquitetura das lojas na rua principal uma gracinha, mas tava tudo tão parado, tão vazio, tão deserto! Não tinha muito clima, sabe?





Mas depois pegamos o trem e descemos até Wengen, e aí sim veio aquele encantamento: parecia uma cidadezinha cenográfica, o sol brilhava e tava uma neve deslumbrante! Caminhamos pela rua principal, mas assim como em Lauterbrunnen, onde nos hospedamos, muitos lugares estavam fechados. 









No dia seguinte fomos pro outro lado do mapa, e pegamos o trenzinho que sobe a montanha (parece um teleférico mesmo). A ideia era parar em Gimmewald e depois ir pra Mürren, mas Gimmewald estava fechada e não pudemos descer lá. Sendo assim, chegamos em Mürren. Embora eu estivesse frustrada por não ter podido parar em Gimmewald, eu fiquei boba quando chegamos lá, porque aquilo sim era o ápice do winter wonderland: muita neve para todos os lados, casinhas e chalés de madeira, um clima delicioso, aquele ar fresco sem muita umidade na atmosfera.


Tiramos muitas fotos por ali, e me senti muito grata por estar passando meu aniversário de 35 anos num tipo de paisagem que me traz tanta paz. Na época eu estava grávida, e duplamente feliz por estar comemorando essa data fazendo o que mais gosto ao lado da pessoa que mais amo e com um bebê na barriga! Mal sabíamos naquele instante que o coração do nosso bebê já não batia mais, mas mesmo assim, quando vejo as fotos enxergo minha felicidade naquele momento, e só por isso essa viagem sempre terá um lugar especial na minha memória.







Web Analytics
Back to Top